Preocupar-se com uma gestão assertiva e investir em ferramentas e novos conhecimentos que favoreçam esse comportamento é imprescindível para qualquer gestor. Em uma pequena empresa, é comum identificarmos atitudes que se repetem e, de forma despercebida, acabam prejudicando o negócio no curto e longo prazo. Entender quais são os erros de gestão e atuar para evitá-los e preveni-los é o melhor caminho para garantir a sustentabilidade da sua empresa e os números favoráveis no fim do mês.
No post de hoje, listamos 6 erros de gestão comuns em pequenas empresas. Leia, atente-se para aqueles que podem ser recorrentes em sua gestão e procure atuar o quanto antes para mitigá-los. Acompanhe!
6 erros de gestão comuns em pequenas empresas
1. Pecar no controle financeiro
Ainda que você conte com colaboradores responsáveis pelo setor financeiro ou o seu trabalho não seja lidar diretamente com as finanças, ter atenção ao controle delas e fazer a sua gestão de risco é fundamental para a saúde da sua empresa. É comum que controlar as finanças seja um desafio diário, mas merece a sua atenção, sem dúvidas. Como gestor, você deve tomar cuidado para não confundir despesas pessoais com despesas corporativas, além de acompanhar o fluxo de caixa e acompanhar os recursos que entram e saem em todos os momentos do seu negócio.
2. Falta de planejamento
Já falamos sobre a importância do planejamento algumas vezes, mas bater nessa tecla é importante, já que a sua ausência é um erro de gestão grave. Ter um planejamento bem feito e uma estratégia definida de forma correta é muito importante para que o retorno seja positivo. Antes de começar qualquer negócio ou mesmo investir em novidades, faça uma pesquisa de mercado, analise a viabilidade de execução e desenvolva o planejamento estratégico da empresa. Ele é importante em qualquer início, mas também ao longo de todos os meses de atividade de uma empresa. E lembre-se: de nada adianta elaborar um planejamento completo e não acompanhar o seu cumprimento, combinado? Estabeleça períodos para reavaliar as metas traçadas e, sempre que julgar necessário, proponha alterações e redirecione o caminho.
3. Não acompanhar o mercado
Atualizar-se é importante em qualquer área, não somente nos estudos. Não entender o que acontece no mercado é um erro de gestão que pode comprometer a sua empresa. Portanto, acompanhar o mercado é fundamental para ter insumos que vão auxiliar uma autoavaliação ou autocrítica referente à sua empresa. Sem dúvidas, entender profundamente o que acontece no seu nicho de atuação é recomendado, mas mesmo conhecimentos acerca de outras áreas podem ajudar no seu sucesso. De forma geral, tenha atenção sempre em três assuntos: o seu cliente, a concorrência e os fornecedores. Conheça quem consome o seu produto ou serviço, acompanhe o que as empresas concorrentes fazem e estreite laços com os seus parceiros.
4. Não delegar atividades
É comum que, muitas vezes, o gestor tenha a postura de resolver todos os desafios que surgem. O que ele não sabe, entretanto, é que esse pode ser mais um erro de gestão. Quando ele tenta centralizar e solucionar todos os assuntos, acaba ficando sobrecarregado e não consegue se dedicar com o devido cuidado a cada um deles. Isso quer dizer que saber delegar (e, sempre que possível, distribuir atividades de acordo com os perfis dos colaboradores do time) é importantíssimo. Isso, além de permitir que você tenha mais tempo e energia para resolver questões estratégicas, demonstra confiança na equipe e permite que ela se desenvolva diariamente.
5. Ficar por fora do que acontece no dia a dia do negócio
Distanciar-se da rotina da empresa e não saber o que acontece é um comportamento comum de donos, mas é mais um erro de gestão. Delegar, como falamos no tópico anterior, é muito importante, mas deixar que tudo seja conduzido por outros profissionais é muito arriscado. Os interesses podem ser diferentes, bem como o entendimento do propósito da empresa. Você não precisa conhecer absolutamente todos os movimentos feitos a cada dia, mas deve acompanhar acontecimentos significativos que podem ditar o rumo do seu negócio. Inclua isso em sua rotina por meio de reuniões periódicas e indicadores.
6. Falta de divulgação da marca
Ter um bom produto ou oferecer um serviço excelente é um ótimo caminho para garantir o sucesso das suas vendas, mas não investir em sua divulgação é um erro de gestão que pode trazer muitos prejuízos. O famoso ditado diz que “ser visto é ser lembrado”, e isso certamente tem a ver com a sua empresa. Lembre-se de investir no seu marketing corporativo, marcar presença nas redes sociais e garantir que a sua reputação no mundo digital esteja boa. Além do famoso “boca a boca”, que pode garantir muitos clientes, a internet pode ser um canal valioso para prospectar novos clientes.
Ao avaliar os seus movimentos como gestor, não se esqueça que os erros de gestão podem ser comuns – especialmente quando não se tem tanta experiência na atividade. O mais importante, sobretudo, e saber reconhecê-los e atuar para que eles sejam cada vez menos frequentes.
Ao longo deste texto, você entendeu que não acompanhar as novidades pode ser um erro de gestão comprometedor, não é? Aproveite para ficar por dentro das tendências de 2020 e investir naquelas que forem interessantes para o seu negócio.