Quando se fala em transformação digital, vem à mente de imediato a forma como a tecnologia mudou a nossa rotina. Redes sociais, internet banking, app de atividades físicas, edição de imagens. Essas e (várias) outras coisas da nossa rotina foram ressignificadas pelos novos recursos que nos são apresentados diariamente. Mas e no âmbito corporativo, como podemos enxergá-la? Qual é o impacto disso no seu negócio? Como utilizá-la a favor da lucratividade da sua empresa?
Essas e outras respostas vamos tentar esclarecer ao longo deste post. Tenha em mente, antes de tudo, que os processos e as mudanças oriundos de uma transformação digital passam a ser encarados de maneira cada vez mais natural pelo mercado, interno ou externo. Com o tempo, aderir às novas tecnologias deixa de ser um diferencial para se tornar um fator imprescindível e fundamental para a competitividade e sustentabilidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena. Acompanhe as dicas!
O que, afinal, é a transformação digital?
Mais do que inserir novas ferramentas na rotina, a transformação digital tem a ver com a mudança (significativa, muitas vezes) que a digitalização dos processos traz para o dia a dia do negócio. Em linhas gerais, ela pode ser definida como a mudança disruptiva dos processos e operações que acontece em decorrência das novidades que se integram à rotina (quase que de forma automática).
6 dicas para aplicar a transformação digital em sua empresa
1. Reavalie o seu negócio e, claro, a sua estratégia
Não é assustador como parece. Quando falamos em transformação digital, naturalmente entendemos que mudanças vão acontecer. Mas elas podem ser ainda mais benéficas para o seu negócio do que o que você pensa. O primeiro passo é, sem dúvidas, olhar para a sua estratégia e entender o quão coerente ele é com as novidades tecnológicas. Entenda como o mercado está atuando no novo cenário e, se necessário, refaça o seu plano estratégico.
2. Repense os seus processos
Em primeiro lugar, lembre-se que você não fará nenhuma mudança para prejudicar a sua empresa. A proposta é, sempre, melhorar. Portanto, vá em frente: depois de reavaliar a sua estratégia, veja se é possível mudar algum fluxo ou mudar algum processo com as novidades tecnológicas. Veja se é possível, por exemplo, automatizar alguma tarefa ou mesmo alavancar as suas vendas com uma plataforma digital.
3. Capacite a sua equipe
Lidar com uma mudança corporativa exige um alinhamento e uma sintonia entre todos os integrantes de um time. Por isso, lembre-se que toda transformação deve ser feita em equipe. Se você está implantando um novo produto ou qualquer outra inovação em sua empresa, lembre-se de desenvolver as habilidades dos seus colaboradores para que lidem da maneira mais produtiva com ela. Isso, além de favorecer os impactos positivos da transformação digital no seu negócio, motiva os funcionários – que se sentem valorizados e reconhecidos.
4. Não deixe a cultura da lado
Cultura organizacional tem muito a ver com a imagem que a sua equipe compartilha da sua empresa com o mundo, além de uma identificação com o seu propósito e valores. Portanto, lembre-se de considerar a mudança de cultura ao seguir pelo caminho da transformação digital. Envolva a equipe, comunique o time, avalie o que pode ser feito para que as mudanças não pareçam uma ameaça ao trabalho de cada um e, sobretudo, permita que os colaboradores apoiem as mudanças. Deixe claro que ele não será substituído e, pelo contrário, poderá atuar em assuntos cada vez mais estratégicos. E isso, é claro, está relacionado ao que falamos no tópico anterior: invista na capacitação da sua equipe (e em feedbacks).
5. Digitalize os seus processos
Não tenha medo de permitir que os seus processos manuais ganhem um apoio da tecnologia. Tenha certeza que, se bem utilizada, ela só trará facilidades. Imagine, por exemplo, como a rotina será menos burocrática ao substituir um processo totalmente operacional (as planilhas de Excel, por exemplo) pela inteligência de uma nova ferramenta. Além de otimizar o tempo de toda a equipe, você também garante mais assertividade e padronização das etapas. Um bom exemplo é o app Zag, ferramenta de gestão de reembolsos corporativos, que confere à rotina muito mais praticidade, inteligência e segurança.
6. Incentive o surgimento de novas ideias
A transformação digital, por si só, abre espaço para que novas ideias surjam. Contudo, para que elas sejam interessantes e também alinhadas ao propósito da sua empresa, é importante que você incentive isso. Que tal, por exemplo, aproveitar o tempo economizado daquele processo que foi digitalizado criando um programa de boas ideias? Avalie a possibilidade de premiar os colaboradores que tiverem sugestões implantadas – assim, você contribui para o clima interno e pode identificar soluções que vão trazer um resultado surpreendente no longo prazo.
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