Como gestor de uma pequena empresa, você já sabe que são inúmeras as tarefas do dia a dia para alcançar bons resultados. E isso, claro, envolve diferentes áreas – que vão muito além das finanças. O que queremos dizer é que existe um assunto que jamais pode ser negligenciado: a gestão de pessoas. Ainda que a resposta (financeira) não seja tão imediata como acontece quando há a conquista de um novo cliente, por exemplo, a importância de motivar funcionários se mostra de maneira muito clara no longo prazo.
Manter os colaboradores satisfeitos e produtivos no seu time é imprescindível para a sustentabilidade do clima – e, saiba, isso afeta diretamente a sua lucratividade. No fim das contas, é o colaborador quem lida diretamente com os seus clientes e quem cuida do seu produto ou serviço. Além disso, um funcionário feliz e motivado durante o expediente garante produtividade e ainda incentiva, de maneira saudável, a eficiência do restante da equipe.
Embora a tarefa de motivar funcionários seja desafiadora, ela pode acontecer de maneira simples e barata. Vamos aprofundar em algumas delas ao longo deste post. Acompanhe!
6 dicas para motivar funcionários
1. Garanta que a sua equipe acredite em sua empresa
Estimule o senso de pertencimento do seu funcionário. Isso pode ser conquistado de várias maneiras. Uma delas é oferecendo um ambiente agradável para além da rotina do trabalho – que tal um dia de roupas mais confortáveis? Ou uma pausa para o café naquele ambiente cheio de plantinhas? Qualquer um se sente mais disposto. Motivar funcionários também envolve dar autenticidade à sua equipe e ao seu propósito!
2. Capacite (e reconheça) seu time
Por que não pensar em opções de capacitação e treinamentos? É o caso de avaliar a possibilidade de bancar cursos (ainda que pequenos) para o funcionário que se destacou no primeiro semestre. Ou talvez garantir 50% de ajuda de custo naquele MBA que um funcionário sempre quis fazer, quem sabe? Ao ser reconhecido dessa forma, o colaborador se sente valorizado e, sem dúvidas, pensa em aplicar o aprendizado no seu negócio – isso, aliás, pode ser um combinado. Todo mundo sai ganhando!
3. Conheça os seus funcionários e considere perfis
Um trabalhador jovem é completamente diferente de um trabalhador mais velho. Eles têm interesses, objetivos e estímulos totalmente diversos. Para motivar os funcionários, é preciso levar em conta os perfis profissionais, por exemplo: jovens podem preferir confraternizações de fim de ano a um dia de spa e cuidados com a saúde. Isso pode ser pensado também para as demandas das atividades profissionais: talvez você tenha um perfil em sua equipe que prefere trabalhar com atividades operacionais e que envolvem planejamento, enquanto o outro prefere o dinamismo e a “imprevisibilidade” na rotina. Por que não otimizar a qualidade e o tempo desses trabalhos demandado-os para as pessoas certas?
4. Dê propósito a sua equipe
Comunique-se com quem caminha lado a lado com você. Diga como o bom desempenho de um funcionário pode auxiliar nos outros setores da empresa, como o trabalho dele é importante. É super gratificante saber que desempenha uma tarefa essencial para o resultado final da empresa, além de incentivar que o trabalho seja realizado de maneira cada vez melhor.
5. Dê feedbacks. Sempre.
Já falamos muito sobre isso em nosso blog, mas é sempre importante lembrar. Há muitos gestores que negligenciam o feedback ou priorizam outras tarefas, mas a verdade é que o retorno sobre o trabalho da equipe é imprescindível para alavancar a eficiência e garantir um bom clima. Se você não está satisfeito com o trabalho de um colaborador, talvez ele não saiba. E, claro, só terá a chance de mudar se souber disso. Além disso, talvez algum funcionário esteja se destacando em um trabalho e sequer imagina – não seria legal contar isso a ele? Certamente, ele se sentirá motivado e determinado a entregar ainda mais. Não se esqueça de estipular períodos para que isso aconteça, pois não adianta fazer uma vez e falar novamente do assunto só dois anos depois. A frequência do feedback garante que você acompanhe o trabalho da equipe e que todos entendam o seu próprio desempenho.
6. Trace metas possíveis. E indique o caminho.
Há muitas empresas que garantem “recompensas” altas ao colaborador que alcançar determinada meta. Contudo, caso esse objetivo seja praticamente inatingível, o efeito será exatamente o contrário: o funcionário vai sentir que, ainda que se esforce ao máximo, jamais vai entregar o que você espera. Portanto, é fundamental definir metas que são plenamente possíveis de serem alcançadas – e isso não significa, necessariamente, que são fáceis. Também é importante que você dê dicas sobre como pensou a estratégia, isso pode demonstrar que você é um líder que “joga junto”. Deixe o colaborador à vontade para traçar o caminho que quiser, mas estabeleça diretrizes que você quer que sejam seguidas.
Se você acha que está pronto para motivar os funcionários do seu negócio, aprimore essa habilidade entendendo a diferença entre um chefe e um líder.