O ano novo bate à porta e há muito a ser celebrado, sem dúvidas. Mas, se você é um gestor, provavelmente sua lista de tarefas até que o ano finalmente acabe deve estar gigante, não é? E deduzo mais: a sua preocupação com o planejamento financeiro de 2020 também. Vale lembrar, aliás, que planejamento é assunto para todo o ano, combinado? Ele é um dos eixos que faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio: só com um planejamento é possível desenhar objetivos, avaliar os cenários e definir ações que podem impulsionar tudo o que você traçou.
Falando exclusivamente do planejamento financeiro, que será a nossa pauta de hoje, esclarecemos: ele projeta as receitas e as despesas do seu negócio. Isso permite que você tenha uma noção sobre a situação econômica da sua empresa e, a partir disso, indique as suas novas pretensões – como faturamento, gastos, investimentos e lucros. Sem essa base, é difícil tomar decisões estratégicas e que vão, de fato, levar o seu negócio para frente. Mas fique tranquilo: trouxemos algumas dicas para você fazer um ótimo planejamento financeiro para o ano que está por vir. Vamos lá!
Dicas para o seu planejamento financeiro de 2020
Trace possibilidades, não apenas fatos
O amanhã é imprevisível. Sempre que você se prepara ou avalia diferentes situações, é importante prever cenários distintos. Isso quer dizer nada mais do que desenhar, pelo menos, três cenários. Trabalhe, de preferência, com um otimista, um realista e um pessimista. De alguma forma, você estará preparado financeiramente para lidar com eles.
Faça análises empresariais periódicas
As análises empresariais periódicas identificam os pontos positivos e negativos de um determinado período do seu negócio. Um bom planejamento financeiro está diretamente ligado à eficiência delas (portanto, jamais deixe de fazê-las) que, entre outras questões, avaliam o que funcionou (ou não), o cumprimento do planejamento estratégico, os leads e seu potencial inovador. Com essas informações ao seu alcance, será muito mais fácil ter uma visão sistêmica da sua empresa para impulsionar o seu lucro e manter a sua sustentabilidade financeira.
Entenda onde você está e faça seu balanço patrimonial
Antes de desenhar qualquer meta, é imprescindível saber onde está a sua empresa e quais são as suas condições. Registre questões como: tempo de mercado, pontos fortes e pontos fracos, o impacto da situação mercadológica em seu negócio, seu público-alvo ou persona, relação com fornecedores e por aí vai. Faça também o seu balanço patrimonial: uma demonstração contábil da sua empresa é o que vai mostrar um quadro da sua situação financeira e auxiliar em um controle eficiente. Ele deve contemplar seus bens ativos (aqueles controlados pela sua empresa, incluindo investimentos) e passivos (suas obrigações com terceiros, como Estado, outros negócios e funcionários).
Coloque seu potencial de vendas no papel
Válido para qualquer período do ano, um bom planejamento financeiro também pode ser influenciado pela sua projeção de vendas. Indique quais são as entradas mensais, evite inadimplências (cobre os clientes e, inclusive, desenhe estratégias para isso), sinalize os atuais e potenciais clientes e calcule um tíquete médio consumido de seu produto ou serviço. A partir desse resultado, você pode desenhar metas para o ano que está por vir (sempre lembrando de considerar um cenário pessimista, um realista e um otimista).
Invista no seu marketing. Apareça.
Fortalecer o seu marketing e a forma como você se apresenta para os seus clientes é uma estratégia boa em qualquer período. Coloque em seu planejamento financeiro o quanto você pretende gastar com marketing digital e novos canais de vendas, por exemplo. Para isso, claro, é preciso entender o mercado e a atuação dos seus concorrentes. Lembre-se que, muitas vezes, mostrar para o mercado que você existe é uma das melhores formas de prospectar novos clientes. Como nem tudo são flores, também é essencial estar preparado para situações nem tão legais assim, como reclamações e problemas de atendimento (para isso, preveja uma gestão de crises ao planejar o seu marketing).
Planeje a sua equipe
Agora é o melhor momento para fazer movimentações em sua equipe. Isso inclui também valorizar e investir em ferramentas que melhorem a sua gestão de pessoas – são os colaboradores, afinal, que fazem a sua empresa funcionar. Pretende remanejar profissionais do time? É o momento de contratar novas pessoas para ocupar posições que ainda não existiam? E aquele funcionário que não estava indo tão bem, você irá mantê-lo ou avaliar seu desligamento? Analise questões como essas para garantir que o seu time esteja “redondo”, além de prever em seu planejamento financeiro gastos com possíveis contratações ou demissões.
Tão importante quanto fazer o seu planejamento financeiro, é preocupar-se com ele ao longo de todo o ano. Nada de deixar para registrar as informações apenas no fim ou início de mais um ciclo, combinado? Lembre-se que a sua avaliação recorrente é o que facilita (ou possibilita) uma visão sistêmica do seu lucro e rentabilidade, o que vai ser um diferencial no momento de traçar novas metas e objetivos.
Não se esqueça, também, de garantir análises empresariais corretas e periódicas, como citamos no segundo tópico. Fique por dentro de tudo que você deve levar em conta para executá-las com sucesso.