Como a gestão de pessoas pode potencializar os resultados da sua empresa?
Você já parou para pensar no termo “Recursos Humanos”? É uma forma de reconhecer as potencialidades que os funcionários da empresa têm e contribuir para que todos alcancem os melhores resultados possíveis. Por isso, a gestão de pessoas é um assunto essencial para qualquer empresa, seja pequena, média ou grande. Sua empresa domina essas estratégias? Continue lendo para saber!
Gestão de pessoas do século XXI
Existe uma ideia ultrapassada de que a gestão de pessoas está ligada apenas ao processos administrativos de admissão/demissão e pagamentos. Ou ainda, que trata-se de uma simples atenção ao bom clima organizacional. Mas, nada disso está completo. Embora seja importante estar atento a essas questões, o gerenciamento dos recursos humanos é estratégico para qualquer negócio. Na verdade, é um fator crítico para o sucesso.
Assim como é importante manter a melhor performance possível dos recursos físicos de instalação, maquinário e demais equipamentos e soluções, priorizar o aspecto estratégico do capital humano de uma organização pode transformar positivamente a trajetória do negócio. Mas, quando falamos de pessoas, a questão fica mais complexa. É necessário um olhar atento, um canal aberto com todos os funcionários e, principalmente, uma orientação alinhada com os objetivos gerais da empresa.
Não perca tempo
Uma das principais falhas da gestão de pessoas tradicional é o desperdício de tempo. Alocar uma equipe para envolver-se apenas nos trâmites burocráticos é perda de dinheiro. Organizar contratações, planejar demissões, estabelecer pagamentos. Todas essas tarefas podem ser agilizadas com soluções digitais. Com isso, é possível minimizar os erros humanos, diminuir o tempo gasto com tarefas mecânicas e, principalmente, permitir que os funcionários de Recursos Humanos estejam mais disponíveis para ações estratégicas.
Esse é o primeiro passo. Garantir que quem tem competência – e foi designado para a função de tornar sua equipe melhor – possa dedicar o máximo de tempo para essa missão. Não é algo simples, precisa de diagnóstico, planejamento, continuidade e pensamento inovador. Comece organizando esse time, alinhando os propósitos e atento às mudanças necessárias no percurso.
Em sintonia com a visão global
Esse ponto, inclusive, é essencial para uma boa gestão de pessoas, ou seja, trabalhar os recursos humanos de modo alinhado com os objetivos, missões e visões da companhia. Por isso, além de ter uma equipe responsável pela gestão de pessoas com foco nas questões estratégicas, os gestores devem saber para onde a empresa quer ir, que papel pretende assumir e quais são as etapas que serão seguidas para isso.
Dessa forma, poderão trabalhar por uma Política Corporativa mais fundamentada e orientada. E, aqui, é importante destacar a importância da proximidade entre o RH e os demais gestores do conselho administrativo ou da governança do negócio. Esses setores precisam estar em perfeita sintonia para que todas as decisões sigam na mesma direção.
Os pilares para uma gestão de pessoas eficiente
Para um bom gerenciamento dos recursos humanos, é possível se orientar por três valores centrais: desenvolvimento, capacitação e humanização. Esses podem ser derivados em cinco eixos: motivação, processos de comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e competência e treinamento.
Esses aspectos funcionam de modo interdependente. Quando pensamos no desenvolvimento dos funcionários, claro que também é importante incluir a capacitação e um olhar humanizante para os membros da empresa. E assim por diante. Porém, cada um desses cinco eixos precisa ser trabalhado de forma prioritária.
Ações práticas que podem ser desempenhadas em cada eixo.
Motivação: Manter a equipe motivada é essencial para garantir os melhores resultados na empresa. Essa motivação varia de acordo com cada funcionário. Ela pode ser financeira, um plano de carreira interessante, sentimento de pertencimento à causa da empresa ou mesmo tarefas desafiadoras. Isso vai variar de acordo com cada profissional. Por isso, é importante manter o canal aberto e incentivá-los a dar retornos sobre seus objetivos.
Processos de comunicação: Com certeza cada colaborador tem sua liberdade de se comunicar livremente, mas os assuntos corporativos devem ser acompanhados de perto. Tanto no sentido de estimular o envolvimento dos empregados, quanto para canalizar os discursos negativos. Para isso, ter veículos e canais de comunicação internos pode ser uma boa alternativa. Assim, os processos são padronizados e otimizados. Além disso, espaços abertos e anônimos são uma alternativa para aumentar a capacidade de entender o que acontece pelos corredores.
Trabalho em equipe: Estimular a interação entre os funcionários não ajuda apenas no clima organizacional, mas também na identificação de talentos. Projetos em conjunto são uma oportunidade importante para identificar lideranças, operários, proativos e, por outro lado, procrastinadores. Essas interações também permitem potencializar a capacidade de produção individual.
Conhecimento e competência: Claro que todo gestor quer contar com a melhor equipe possível. Por isso é preciso estar atento à adequação de cada um às tarefas. Ou seja, identificar as competências e realocar quando necessário. Uma solução prática nesse sentido é realizar avaliações contínuas de desempenho e reuniões individuais para tentar clarear as perspectivas de cada um dentro da empresa.
Treinamento e desenvolvimento: O último eixo está relacionado ao aumento do rendimento dos funcionários a partir da capacitação. Isso precisa ser feito de modo eficiente, interna e externamente. Em outras palavras, promovendo treinamentos desejados pelos funcionários e estabelecendo parcerias para ajudar os colaboradores que desejarem realizar cursos que estejam relacionados aos objetivos da empresa.
Estabelecendo uma cultura organizacional
A gestão de pessoas não é um conceito para ser trabalhado pontualmente. Pelo contrário, é um trabalho constante e persistente de alinhar os Recursos Humanos às visões da empresa. Os valores do negócio precisam estar internalizados em todos os funcionários. Isso ajuda a engajar e também a selecionar os melhores para o seu contexto.
Esperamos que tenha ficado claro porque e como a gestão de pessoas é uma peça fundamental para o futuro do seu negócio. Agora, que tal aprender como manter o foco e fazer uma boa gestão do tempo, capaz de trazer diversos benefícios para as finanças e a sustentabilidade da sua empresa?
Tags: finanças, gestão, gestão de pessoas, pessoas, recursos humanos, rh