É fácil perceber quando um ambiente corporativo está funcionando bem ou não: basta olhar para as pessoas. Quando a equipe está integrada e motivada, as coisas tendem a fluir de forma simples. Mas atingir essa maturidade empresarial é difícil. É preciso que haja uma definição clara de como funcionam os processos, que o grupo de colaboradores atue de forma coesa e, lógico, que haja uma liderança forte e atuante por trás de cada ação.
Uma boa liderança não envolve hierarquia, mas sim a habilidade de lidar com o outro. É possível encontrar grandes líderes na diretoria das empresas, nas coordenações e até mesmo no chão de fábrica. Afinal, o importante é que essa pessoa saiba guiar, motivar, orientar, corrigir e instruir os demais para que eles se sintam motivados a dar o seu melhor.
Por muitas vezes, porém, essa ideia mais humanizada de gestão acaba deixada de lado. Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso enfrentar muitas dificuldades no dia a dia. Há metas a bater, resultados a alcançar e clientes a obter. Essa pressão constante reflete no comportamento de todos e pode gerar conflitos, que prejudicam o bom andamento do trabalho.
Mas, se queremos fazer algo diferente, é preciso se lembrar que as organizações são compostas por pessoas e, assim, olhar para o material humano com mais carinho. Entender que há um indivíduo em cada funcionário é essencial para humanizar as ações e potencializar os resultados. E perceber isso é papel da liderança.
Líder x Chefe
Apesar de muitas vezes serem usadas como sinônimas, essas duas palavras têm significados diferentes no contexto empresarial. Ao falar sobre um chefe, a primeira memória que nos vem é a de uma pessoa com cargo de autoridade que, mesmo capacitado tecnicamente, dita as regras e controla todos ao seu redor. Já a ideia do líder envolve alguém que te inspira, que te faz seguir em frente apesar das adversidades.
Características de um chefe
- Centraliza o poder e as informações.
- Utiliza a autoridade para impor a ordem.
- Tem orgulho de sua posição hierárquica e pensa apenas na empresa, com foco nos resultados e lucros.
- Espera que os colaboradores obedeçam a tudo que ele disser, seguindo exatamente suas instruções e no momento que ele quiser.
- Sente-se no direito de tomar todas as decisões.
- Não costuma ouvir e aceitar opiniões contrárias.
- Recebe todas as glórias, mas se exime de culpa quando algo dá errado.
- Realiza cobranças excessivas e desnecessárias.
Características de um líder
- É uma posição de influência, inspirando e causando um impacto significativo no grupo.
- Conversa sobre o melhor caminho a ser seguido e vai junto com a equipe.
- Está focado no desenvolvimento das pessoas.
- Assume suas responsabilidades e divide as conquistas com todos os envolvidos.
- Sabe ouvir e aceita opiniões contrárias.
- Oferece feedbacks construtivos e ajuda a pessoa a crescer.
- É um bom exemplo a ser seguido dentro do ambiente e trabalho.
- Costuma ser mais leal ao time.
Os dois modelos de liderar uma equipe estão presentes no mercado, mas apenas um deles costuma ser bem-sucedido. Tornar-se um verdadeiro líder é o desejo de muitos profissionais, mas isso exige responsabilidade, inteligência emocional, comprometimento e, claro, todas as habilidades técnicas exigidas para o cargo. Não é fácil, mas a boa notícia é que você pode desenvolver essas características com tempo, experiência e estudo.
Liderança: como ser um bom líder?
Depois de tudo que falamos neste post, você deve estar se perguntando o que pode fazer para se tornar um líder melhor dentro da sua empresa. Para isso, o primeiro passo é tirar da cabeça a ideia de que é preciso nascer com essa habilidade. É lógico que algumas pessoas são líderes natos, mas qualquer um pode desenvolver essa característica, basta empreender esforços no caminho correto para isso.
Para te ajudar, reunimos 10 dicas que te farão ser um líder melhor:
1 – Contagie pelo exemplo: um grande líder é aquele que consegue contagiar a equipe ao mostrar seu comprometimento com o negócio. Isso não é feito apenas com palavras, mas também com ações. Batalhar junto pelos resultados – colocando a mão na massa quando for necessário – é fundamental para garantir o respeito de todos e para aumentar o engajamento do time. É preciso ser um exemplo no qual as pessoas vão se espelhar.
2 – Vá além das expectativas: é esperado que um bom líder tenha ideias inovadoras e consiga colocá-las em prática. Mas um erro comum é, após obtido o resultado, cair no comodismo. Um líder nunca se dá por satisfeito e está sempre em busca de melhores oportunidades, sempre contando com a ajuda de sua equipe para isso.
3 – Conheça bem sua equipe: tratar todo time como uma unidade única é esquecer que ali dentro existem indivíduos, com sonhos e necessidades próprias. Entender quais são os pontos fortes e fracos de cada um é essencial para trabalhar o desenvolvimento individual e tirar o melhor de todos.
4 – Delegue tarefas: um bom líder não é aquele que abraça todos os projetos e está presente nas mais diversas fases de execução, mas sim quem coloca as pessoas certas no lugar correto. É preciso saber dar autonomia para os colaboradores, de modo a não se ver preso em atividades de rotina e poder se ater ao que realmente importa: a estratégia e a orientação.
5 – Busque sempre se aprimorar: se o papel do líder é ajudar as pessoas a se desenvolverem, ele deve ser o primeiro a estar atualizado no que de mais moderno há no mercado. Buscar novos conhecimentos, ler livros, assistir a palestras e fazer cursos são apenas algumas possibilidades para que você possa estar em constante evolução e, com isso, contribuir com o crescimento de quem está junto com você.
6 – Planeje e faça funcionar: de nada adianta ter um ótimo espírito de liderança se os projetos não andam. Por isso, é preciso planejar em detalhes todas as ações que serão realizadas – inclusive a parte financeira, com o controle de despesas – e traçar planos para que elas sejam colocadas em prática. O papel do líder é garantir que esses projetos sejam desenvolvidos da melhor forma possível, trazendo bons frutos para a equipe.
7 – Saiba ouvir e dar feedbacks: ninguém tem 100% de razão sobre tudo e um bom líder entende que é preciso ouvir o que as outras pessoas têm a dizer. A equipe se motiva quando percebe que é respeitada e começa a se sentir como uma parte essencial para o funcionamento da organização. Oferecer os ouvidos com atenção e oferecer bons feedbacks sobre o trabalho realizado faz com que os empregados deixem de ser meros executores de tarefas e sejam vistos como seres humanos.
8 – Invista nas pessoas: um bom líder só pode se dar por satisfeito quando sua equipe está plenamente motivada. Isso passa pelo terceiro tópico, de conhecer bem cada pessoa, mas também envolve um investimento inteligente feito em cada um. Esse desenvolvimento individual pode ser com o estímulo à participação em novos projetos, oferecendo oportunidades de aprendizado ou com a criação de planos de carreira na empresa, por exemplo.
9 – Compartilhe as conquistas: poucas vitórias são individuais dentro de um ambiente corporativo. Os resultados são de todos, as metas são batidas pela equipe e um projeto só é concluído após a participação de várias pessoas. Por isso, um bom líder faz questão de compartilhar esses momentos de glória. É uma forma simples de mostrar que todos os envolvidos são parte integrante daquele processo e merecem o reconhecimento pela conquista.
10 – Aprenda a lidar com conflitos: prezar pela harmonia do grupo é uma característica importante de bons líderes. Qualquer rusga existente nas relações profissionais é capaz de gerar impactos negativos no clima organizacional e afetar a produtividade e os resultados. Isso também vale para conflitos fora do ambiente de trabalho, por isso é preciso exercitar a empatia e se colocar no lugar o outro, só assim você poderá ter ideia de como ajudá-lo da forma correta.
Todas essas habilidades são possíveis de serem trabalhadas para melhorar sua performance até se tornar um bom líder. Mas, lembre-se: apenas lidar com as pessoas e processos não é garantia de sucesso. A parte financeira exige uma atenção especial e aqueles em papel de liderança também precisam ficar atentos à saúde do negócio. Por isso, vale a pena conhecer algumas ferramentas essenciais para fazer esse controle em sua empresa.
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