Sim, seria hipocrisia dizer que os números não importam. São os resultados, afinal, que mantêm o funcionamento de qualquer negócio. Mas também seria hipocrisia dizer que apenas eles importam – porque não é verdade. Se você é gestor de uma empresa, pense comigo: quem é que mantém, afinal, a sustentabilidade dos números avaliados mensalmente (senão todos os dias)? Você não precisou pensar muito para responder que são as pessoas, não é? E que, claro, estão sob a sua gestão. É por isso que, hoje, vamos falar do combustível mais importante para que esse motor funcione da melhor forma possível: o comportamento do líder. Vamos conhecer dicas de liderança que podem ser ótimas aliadas do seu negócio?
Além de muito importante para manter uma equipe motivada e produtiva, o comportamento do líder pode refletir diretamente em qualquer resultado da empresa. E não há quem não queira que eles sejam positivos, não é? Acompanhe!
7 dicas de liderança para colocar em prática e alavancar o seu negócio
1. Conhecer a sua equipe e saber delegar funções de acordo com diferentes perfis
Delegar tarefas já não é uma atividade assim tão simples, não é? É preciso saber se comunicar e, sobretudo, se organizar. Mas, ainda mais importante que isso, é saber exatamente para quem delegar. Por isso, é importante que o gestor conheça o perfil de cada integrante da sua equipe e entenda quem é melhor para fazer o quê. Não será produtivo, por exemplo, repassar para uma pessoa que é mais dinâmica do que detalhista uma tarefa que exige máxima atenção – como a revisão de um documento. É mais inteligente delegar para o colaborador dinâmico aquela atividade que precisa ser concluída com agilidade, por motivos óbvios. Para que essa gestão seja cada vez mais bem feita, é muito importante acompanhar o trabalho de todo o time e entender quais são os pontos fracos e fortes de cada um. Lembre-se: não há profissionais ruins, mas sim perfis adequados ou não.
2. Dar feedbacks (da forma correta) periódicos
E falando em pontos fortes e fracos, aqui está mais uma ferramenta essencial: o feedback. Mas não basta falar o que acha do colaborador e do seu trabalho por 30 minutos, hein? É primordial adotar as boas práticas que vão tornar o momento muito mais proveitoso e eficiente. É importante, por exemplo, saber a diferença entre o feedback momentâneo e estruturado, apontar fatos e não julgamentos, fazer planejamentos, indicar direções. É imprescindível, sobretudo, ter em mente que o feedback não funciona sozinho – ele é apenas parte de um processo bem maior. A evolução acontece sempre em equipe!
3. Capacitar o time
Uma boa dica de liderança é investir em aprendizado. Como gestor, você certamente faz questão de se atualizar diariamente e jamais deixar os estudos para trás. É importante permitir que a equipe também faça isso (e tenha condições para tal!). Assim, além dos colaboradores se sentirem valorizados, eles podem empregar os novos conhecimentos no dia a dia do negócio, tornando-o mais rentável. Pense em oferecer bolsas ou mesmo bancar parte de um curso interessante. Ou mesmo, por exemplo, reservar algumas horinhas da semana apenas para estudos. Não tenha dúvidas de que será motivador!
4. Fortalecer uma cultura organizacional
Antes de tudo, aliás, é preciso entender o que é e como está a sua cultura organizacional – que, em linhas gerais, é a essência ou o DNA da empresa. Isso inclui a forma como as pessoas interagem, como reagem a determinadas situações, como falam da empresa para outras pessoas e mais uma série de aspectos que envolvem a sua reputação. Por isso, uma boa dica de liderança que fará o seu negócio decolar – ou ao menos ter bases mais fortes – é, sem dúvidas, investir no cuidado com uma cultura organizacional forte e muito bem consolidada.
5. Jamais negligenciar a tecnologia
Já citamos em diferentes posts do nosso blog como é importante fazer bom uso da tecnologia. Mais que isso, é fundamental saber usar as ferramentas e os softwares a favor do seu negócio (e do seu lucro, no caso): ao contratar um programa, avalie se ele oferece e cobra apenas por aquilo que você realmente precisa. Não é nada legal pagar caro por um serviço ótimo, mas que será pouco útil para a sua rotina, certo? Um bom exemplo é lançar mão de arquivos de organização – como o Google Drive, o Trello – ou mesmo aqueles que podem auxiliar na gestão de reembolsos, como é o caso do Zag.
6. Trabalhar o networking
Uma dica de liderança que você provavelmente já ouviu inúmeras vezes em sua carreira envolve o networking. Não é por acaso que ela é tão recorrente: conhecer pessoas e manter contato com profissionais da sua área (ou mesmo de outras) pode render muitos bons frutos. Além de possibilitar que você faça a prospecção de novos clientes, parceiros ou fornecedores, há conversas e relacionamentos que resultam em boas ideias e até mesmo novos negócios. Portanto, sempre que possível, marque presença em congressos, seminários, reuniões ou celebrações.
7. Manter as redes sociais atualizadas
E o seu famoso LinkedIn, está atualizado? Já colocou os últimos cursos que você fez lá? E as novas conexões, estão sendo constantes? Aliás, lembre-se que a rede profissional é diferente de outras que prezam majoritariamente pela interação, como é o caso do Facebook e do Instagram. Você não precisa conhecer todas as pessoas com quem interage, o importante é utilizar a rede social como mais uma ferramenta de networking – que, é claro, também pode render ótimos resultados!
Se você acha que essas dicas de liderança serão úteis para o seu negócio, leia também sobre a gestão de pessoas e a sua relação com os resultados da empresa.