Entre os temas que o nosso blog aborda de forma recorrente, está um que você jamais deve deixar de lado: a necessidade de estar sempre por dentro do que acontece no mercado – e também do que pode acontecer. Para te ajudar nesse aprendizado, que deve ser constante, o post de hoje vai trazer algumas tendências de 2020 para que a sua empresa acompanhe e adote no ano que está por vir. Lembre-se de avaliar tudo o que vale para o seu negócio e pode contribuir para a sua competitividade no mercado (e, claro, a sustentabilidade financeira).
A-commerce
Você provavelmente já conhece e, talvez, até já faça uso. Talvez nunca ouviu o nome, assim, com “a” em vez de “e”. O a-commerce nada mais é do que o comércio automatizado, ou seja, o uso de recursos como a inteligência artificial e automatização de processos para executar tarefas mais operacionais – aumentando o tempo disponível para se dedicar aos assuntos estratégicos que os robôs (ainda) não podem pensar com tanta assertividade ou coerência. Pensando na relação cliente-consumidor, é como se a sua empresa oferecesse produtos ou serviços que o seu cliente já costuma comprar – desde que, claro, faça sentido. Se ele adquire o mesmo produto todos os meses, dificilmente fará diferente no próximo, então faz mais sentido oferecer aquele produto (ou outros, semelhantes a ele) do que algum outro completamente diferente, certo?
Flexibilização do trabalho
“Bring Your Own Device” (BYOD). Esse é o termo que, traduzido, significa “Traga seu próprio aparelho”. Você provavelmente conhece empresas (ou mesmo é uma) em que os colaboradores trabalham com máquinas próprias, como computador ou celular, em vez de utilizar a da empresa para executar suas atividades profissionais. Isso pode ser vantajoso financeiramente falando, contudo, é preciso ter atenção, já que a segurança dos dados pode ser comprometida e exigir um alto investimento para garanti-la. Essa tendência tem a ver também com a flexibilização do trabalho e as diversas formas de contratação que existem hoje. Com tantas mudanças provocadas pela transformação digital, vale entender a fundo cada uma delas e entender qual o modelo ideal para a sua empresa.
Internet das Coisas
Pode parecer uma expressão comum, mas a verdade é que se tornou um conceito “mercadológico”. Inclusive, a sigla IoT, amplamente difundida nos dias atuais, é exatamente a abreviação da expressão em inglês Internet of Things. A Internet das Coisas nada mais é do que a capacidade de conexão de objetos cotidianos com a internet – por vezes, até maior do que a conexão com as pessoas. Um bom exemplo são as conhecidas como smart cities, as cidades inteligentes. Elas nada mais são do que as cidades que adotam tecnologias de comunicação e informação para alavancar a eficiência das operações e potencializar a qualidade dos serviços – e, consequentemente, de sua gestão. Aplicativos como o Rappi e o Waze ilustram bem a definição.
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
A LGPD entra em vigor em agosto de 2020 e todas as empresas precisam se adequar. Em linhas gerais, a Lei Geral de Proteção de Dados busca trazer mais transparência na utilização de dados de pessoas físicas em qualquer meio. Ela altera a lei que, até então, regulava essas diretrizes, a conhecida como Marco Civil da Internet. Entre as principais mudanças definidas pela legislação que passa a vigorar em poucos meses, está a orientação de que o titular dos dados divulgados deve fornecer um consentimento explícito de sua divulgação, ou seja: precisará ser informado de maneira clara, direta e objetiva sobre os termos de uso e compartilhamento das informações que concede. Caso o seu negócio lide diretamente com questões como essa, é importante manter-se atualizado sobre a lei, entender tudo o que muda e, de preferência, colocar em prática as adaptações que devem ser feitas desde já.
Computação em nuvem
Embora seja bastante conhecida, a computação em nuvem (ou cloud computing) ganha cada vez mais força no mercado e, em 2020, não será diferente. O recurso vai se destacar no ano que está por vir. Uma prévia disso já pode ser entendida pelo sucesso e adesão que tem tido aplicativos como Dropbox, Google Drive e OneDrive – que estão cada vez mais modernos e eficientes para diferentes fins.
Fazer mais com menos
Embora já devesse ser uma prática amplamente adotada por qualquer tipo de negócio, o investimento em soluções que contribuem para a empresa sem onerar de maneira significativa ainda não é aproveitado em seu potencial máximo. Lance mão dessa tendência e conte com softwares ou outros recursos tecnológicos que, além do custo-benefício, garantem a automatização de processos que, se feitos manualmente, tomariam muito mais tempo da sua rotina. Um bom exemplo é o Zag, um aplicativo com o qual você garante uma gestão de reembolsos corporativos efetiva e prática do seu time. Além de soluções em poucos toques, ele gera um histórico que facilita uma visão sistêmica dos números, o compartilhamento de comprovantes digitais, segurança informação e muito mais.
Se você gostou de ficar por dentro das tendências de 2020, leia também sobre mais uma delas: o home office. Entenda o diz a lei e quais são as regras e práticas do reembolso corporativo.