Pensar, colocar no papel, executar, participar, avaliar os resultados, propor melhorias. Todo esse processo faz parte de qualquer tarefa que um gestor se propor a fazer. E, para prospectar clientes, não é diferente. Não por acaso, essa é uma das atividades que donos de pequenos negócios costumam ter mais dificuldade.
E veja que curioso: em comum entre todas as etapas que citamos na primeira frase, há em comum entre todas elas um ponto imprescindível: a estratégia. Prospectar clientes – e gerir qualquer negócio – exige planejamento, tática, metodologia. E é exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje: qual a melhor forma de prospectar clientes e tornar isso um hábito? Acompanhe as dicas! (E, claro, coloque-as em prática, hein?).
Antes de detalharmos as dicas, é importante que você saiba, sobretudo, que seu o potencial consumidor precisa perceber que o seu produto ou serviço gera valor para ele.
O que você pode fazer para prospectar novos clientes?
1. Faça networking. Sempre. Sempre mesmo!
O tal do networking não ficou famoso por acaso, não é mesmo? Fato é que o famoso contato pessoal é mesmo importante para prospectar clientes. Nada como estar cara a cara com aquele potencial cliente e poder dizer a ele, pessoalmente, o quanto o seu produto ou serviço pode ser útil para a dor que ele tem naquele momento. Por isso, sempre que possível, compareça a eventos da sua área – de todos os tipos, do happy hour entre os mais próximos àquela conferência, seminário ou workshop. Ah, e não se esqueça: ainda que você ainda não conheça ninguém, você pode conhecer. Por isso, importante estar com aquele seu cartãozinho de visitas em mãos, combinado? Entregá-lo às pessoas certas pode render ótimos frutos em poucos meses!
2. Invista em divulgação nas redes sociais.
O tal do marketing digital chegou depois do networking, mas não deixa de ser tão importante quanto ele. Basicamente, é a forma como você se vende pras pessoas – assim como em um evento, porém virtualmente. Então o seu Facebook, Instagram ou LinkedIn precisam ser redes apresentáveis. Para isso, é necessário conter as informações corretas (e necessárias), ser atualizado periodicamente, estar disponível para interação (caso algum possível cliente queira tirar alguma dúvida, responder uma semana depois não fica legal). Investir em marketing digital ou fazer cursos para aprofundar o seu conhecimento no assunto pode ser um ótimo caminho para prospectar clientes.
3. Tenha um site. Um bom site.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita em 201, o Brasil ganhou 10 milhões de internautas em um período de apenas um ano. Além disso, o site segue a mesma lógica das redes sociais: ele é a vitrine virtual da sua empresa. Assim como a sua loja (escritório, sala de reunião ou mesmo você, dependendo da sua forma de atuação) precisa estar organizada para passar uma boa impressão para as pessoas, o seu site também precisa ser esteticamente agradável e, especialmente, funcional. Que tal contar nele o que é a sua empresa, o que ela faz, disponibilizar um canal para um orçamento e sinalizar os seus contatos? Pode ser uma porta de entrada que vai fazer a diferença nos seus resultados ao fim do mês. Além disso, dependendo do nicho que você atua, pensar em um e-commerce pode ser uma ótima opção também.
4. Faça uma boa gestão de pessoas
Lembre-se que o seu time pode ter acesso a pessoas que querem contratar a sua empresa. Ou conhecer alguém-que-conhece-alguém que pode precisar do seu serviço. Portanto, além dos motivos óbvios que exigem uma gestão de pessoas respeitosa e eficiente, investir na gestão do time da sua empresa – não se esqueça do feedback! – é um ponto importantíssimo, combinado? Isso, além de aumentar o seu campo de alcance no que diz respeito à prospecção de clientes, melhora também a produtividade da equipe – que passa a se sentir parte de algo maior.
5. Mostre o valor do seu serviço ou produto
Já falamos, em outro momento, sobre a importância de trabalhar a cultura organizacional de qualquer empresa. Isso é importante por vários motivos, mas também para elucidar qual é, de fato, o propósito que existe no seu negócio. Os colaboradores precisam conhecê-lo, claro, mas os clientes também. Lembre-se que mostrar o valor que o seu produto ou serviço agrega para um potencial consumidor é também uma forma de prospectar clientes. Os dados comprovam: a geração Z, por exemplo, está mais politizada e mais ligada aos propósitos que os consumidores de gerações anteriores. Isso, é claro, também afeta a forma como eles consomem. Por que não mostrar como a sua empresa ajuda o meio ambiente (não apenas mostrar, é preciso praticar), está ligado às causas sociais ou mesmo ajuda a comunidade em que atua? Além de ser mais um atrativo para os clientes, também pode ser uma inspiração para você como gestor de um negócio.
Se você acha que, depois de ler esse texto, está pronto para ir ainda mais longe na prospecção de clientes, também vai gostar de ficar por dentro sobre as dicas de liderança que podem tornar o dia a dia da sua empresa ainda melhor.