Muita gente tem a impressão de que ser dono ou gestor de um negócio é viver em um eterno paraíso. Se você é um, contudo, sabe que isso não é bem uma verdade universal, não é? As responsabilidades que vêm com o gerenciamento e a administração de um negócio não são poucas e, claro, as preocupações também não. Por isso, hoje vamos abordar um assunto importantíssimo e frequente no dia a dia do proprietário de um negócio: a administração financeira empresarial. O que vale e o que não vale, afinal? O que é verdade ou mentira? O que você está fazendo, no fim das contas, está surtindo efeito ou apenas criando novos obstáculos?
Continue lendo o nosso material e conheça 7 mitos e verdades sobre o assunto!
Primeiro, vamos conceituar: a administração financeira empresarial nada mais é do que uma série de processos administrativos que abrange controle, análise, planejamento de atividades, visão sistêmica etc. de um negócio com um objetivo final: tornar a empresa rentável e lucrativa.
Quais são as consequências de uma má administração financeira empresarial?
Falta de controle e de previsibilidade
Sem uma boa administração financeira, naturalmente faltam informações sobre valores em caixas, bancos e, se for o seu caso, controle de estoques. Isso prejudica o negócio em todos os níveis, já que dificulta a possibilidade de ter uma visão sistêmica e, assim, um auxílio na tomada de decisões (que vamos falar melhor abaixo).
Você não sabe se está lucrando ou tendo prejuízo
Parece óbvio, mas é importante reforçar que, se você não conhece detalhadamente os resultados da sua empresa, também não consegue identificar se ela está sendo lucrativa ou trazendo apenas prejuízo e mais dor de cabeça para a sua rotina.
Fica difícil (ou quase impossível) ter conhecimento sobre as contas a pagar e a receber
Como, afinal, você vai ter noção do volume de seus custos empresariais se sequer sabe o que – e em qual periodicidade – está entrando e com que está saindo de dinheiro?
A sua equipe nunca vai trabalhar motivada
É muito difícil manter um empregado engajado se ele não vê possibilidades de crescimento onde está ou, mesmo, se ele percebe que sequer o dono do negócio tem algum controle ou conhecimento sobre isso. Lembre-se que, nesse caso, suas ações quase sempre são reflexos da produtividade e do desenvolvimento da sua equipe.
7 mitos e verdades sobre a administração financeira empresarial
A produtividade aumenta consideravelmente [VERDADE!]
Se você já entendeu que determinado processo gera prejuízo ou que ele pode ser otimizado se feito de outra forma, naturalmente a produtividade do seu negócio será notável. Isso porque a tomada de decisão, além de assertiva, se torna também mais ágil.
A gestão se torna menos proativa e eficiente [MITO!]
Muito pelo contrário: a partir do momento que você tem uma boa administração financeira empresarial, é possível prever situações e planejá-las, o que influencia diretamente na gestão que é feita. Assim, você pode se antecipar em momentos de crise, aproveitar melhor as oportunidades e investir em melhoria ou correção de processos.
O uso de aplicativos prejudica a administração financeira empresarial [MITO!]
Hoje existem milhares de aplicativos que tornam a rotina mais prática, automatizam processos e permitem que a estratégia tome o lugar do trabalho operacional (que, às vezes toma muito tempo para pouco resultado). Como isso poderia ser ruim? O Zag, por exemplo, um aplicativo de reembolso corporativo, é uma ótima opção para tornar a sua administração financeira empresarial mais eficiente: com ele, o processo de reembolso é ágil, prático e você tem uma visão sistêmica com os gastos nessa área. Pode ser um bom começo!
A equipe trabalha mais motivada [VERDADE!]
Um funcionário nunca estará completamente satisfeito se perceber que presta seus serviços para um lugar que não tem organização ou comprometimento com seus gastos. Isso pode, inclusive, favorecer pedidos de demissões – afinal, quem quer trabalhar em um lugar que não se preocupa em garantir um futuro melhor ou minimamente planejado? A administração financeira efetiva, por sua vez, facilita a gestão de pessoas.
As tomadas de decisões são mais certeiras e ágeis [VERDADE!]
Como já citamos, a tomada de decisões é muito influenciada pela sua administração financeira empresarial. O conhecimento dos números (em vários âmbitos) da sua empresa é imprescindível para que elas sejam assertivas e não acabem comprometendo a sua rentabilidade ou lucratividade.
O planejamento passa a ser ser esporádico e deixa de ser uma regra [MITO!]
Isso é, sem dúvidas, uma grande mentira. A administração financeira empresarial tem tudo a ver com planejamento e ele vira peça-chave no curto e longo prazos. Isso inclui, ainda, a possibilidade de garantias para empréstimos e financiamentos – o que pode ser decisivo para fazer um grande movimento no negócio (após um estudo de viabilidade, claro). Pode ser o caso de ampliar sua infraestrutura ou instalar uma nova filial em outra cidade, quem sabe?! Fato é que, sem planejamento, sua administração financeira empresarial nunca será efetiva e esse tipo de movimento nunca será possível ou terá êxito.
O negócio tem maiores possibilidade de crescimento [VERDADE!]
Por motivos óbvios e por tudo o que já foi listado, a expansão do seu negócio ganha força e surgem novas possibilidades. É possível ampliar a quantidade e variedade de produtos ou serviços que você oferece, por exemplo.
Ficou interessado nesse conteúdo e decidiu que investir na melhoria da sua administração financeira empresarial é uma boa ideia? Aproveite para entender por que o Zag é um ótimo caminho para chegar lá.