Todo mundo sabe: final e início de ano são momentos para refletir sobre os últimos meses e pensar sobre os seguintes. E não estamos falando só da vida particular. Esse tipo de planejamento corporativo é essencial para alcançar os melhores resultados em 2019. Por isso, não perca tempo: continue lendo nosso artigo e anote as dicas!
Antes de mais nada, é importante saber que planejamento é uma ação contínua. Se sua empresa não tem o hábito de planejar, monitorar e ajustar constantemente seus processos, estratégias e objetivos, pode ter certeza: você está perdendo dinheiro e oportunidades. Afinal, o mercado é dinâmico demais e cada ciclo que a empresa vive está recheado de aprendizados valiosos para a próxima etapa.
Coloque a casa em ordem
Então, agora que você já entende porque é importante se planejar, a próxima etapa é estabelecer um ponto de início para essa nova era dentro da empresa. É o momento de fazer um balanço do que aconteceu nos últimos anos (ou meses) e mensurar os resultados alcançados. O que você quer aqui é identificar quais esforços deram retornos positivos e quais fracassaram.
Um lançamento de produto foi feito da melhor forma? Como têm se saído as últimas contratações da empresa? Os fornecedores e parceiros estão entregando aquilo para o que são contratados? Qual é a eficiência dos processos internos de gestão de despesas? Há um ano, qual era sua expectativa em relação a dezembro de 2018? Quão perto você está e o que faltou? Tudo isso precisa entrar no papel. Vai ajudar a se tornar mais realista sobre as próximas projeções e dará um norte sobre por onde começar.
Gestão de pessoas
Ter as pessoas certas nos lugares certos faz toda a diferença. Saber identificar as principais habilidades dos membros da empresa e colocá-los, motivados, na melhor função possível impacta drasticamente nos resultados do negócio. Esse é o trabalho da gestão de pessoas.
É essencial criar um ambiente em que os funcionários se sintam confortáveis, inspirados e motivados a dar o melhor que podem. Por outro lado, a empresa precisa estar qualificada para obter feedbacks e transformá-los em eficiência. Com isso organizado, todo o planejamento para 2019 tem muito mais chances de ser bem sucedido. Entenda melhor, lendo nosso artigo “como a gestão de pessoas pode potencializar os resultados da sua empresa?”
Pontos fortes e pontos fracos
O próximo passo para definir os planos para 2019 é identificar quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos, bem como as oportunidades e ameaças que fazem parte do cenário em que seu negócio está inserido. Dessa forma, é possível direcionar os esforços para onde há mais chances de ter bons resultados.
Para fazer isso, tenha um olhar muito atento e, principalmente, aberto a reconhecer melhorias. Nem sempre pode ser fácil olhar para a empresa que você construiu e ouvir as críticas com honestidade. Mas, tenha certeza que os melhores líderes são aqueles que realmente aprendem com os retornos que recebem.
Isso é assim também para as tendências e movimentos dos aspectos externos à corporação, como o crescimento econômico do setor, as demandas latentes do mercado etc. Essa é a chamada análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats ou, em português, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) e é uma das bases de um bom planejamento estratégico.
Objetivos inteligentes
Com tudo isso organizado, defina as metas e objetivos de seu negócio para o próximo ano. É claro que isso varia muito de acordo com a empresa e o momento em que ela se encontra. Mas a principal dica é buscar metas e objetivos alcançáveis e, ao mesmo tempo, desafiadores. Algo muito irreal pode trazer frustração, enquanto que estabelecer um destino muito fácil de chegar tem mais chances de ser desmotivador.
Outra dica nesse ponto é dividir grandes objetivos em metas complementares. Então, se você pretende ter um crescimento de 20% em um ano, qual é o crescimento que precisa ter por mês? Em todos os meses será a mesma taxa? Essa divisão é importante para acompanhar o planejamento e fazer ajustes ao longo do tempo.
Busca por eficiência contínua
Na lista das metas e objetivos, mantenha uma constante: a busca pela eficiência. Seja nos prazos, nas entregas e, principalmente, nos processos internos. Sempre é possível aprimorar o modo de funcionamento da empresa. As tecnologias, por exemplo, têm sido aliadas fundamentais nessa otimização.
É possível digitalizar banco de dados, relatórios de reembolso corporativo, gestão de pessoas, dentre várias outras possibilidades. Investir em aplicativos e sistemas digitais agiliza o funcionamento do negócio, evita desperdícios, reduzindo custos e melhorando o resultado final.
Economia além do virtual
A obsessão em reduzir despesas não precisa se restringir aos dados, aplicativos e sistemas. Vale a pena passar o pente fino por todo o negócio em busca de torneiras abertas. Essa redução inclui a revisão dos contratos com fornecedores, das matérias primas usadas, das horas de trabalho ativas, da organização interna da equipe e até da necessidade de uma sede para a empresa (será que não vale a pena investir em trabalho remoto?). Nada pode ficar de fora.
É um trabalho minucioso, mas que garante um aumento de eficiência de custos que pode ser revolucionário para o seu negócio. Nesse processo, engaje também os demais membros da equipe a contribuírem com a inovação na empresa. No final das contas, quem mais entende de uma rotina é quem é está executando-a diariamente. Vale ficar atento.
Bônus: planejamento corporativo do tempo!
Para executar tudo isso é preciso dedicação e organização. Você já ouviu falar de gestão de tempo? Alguns conceitos-chaves e ferramentas podem te ajudar a tirar o melhor proveito das horas do seu dia. No geral, vamos sendo ofuscados pelos prazos e apagando incêndios diários, mas é possível virar o jogo. Para uma boa gestão do tempo, principalmente, estabeleça prioridades e monitore os resultados.
O planejamento é uma das principais chaves para o sucesso de uma empresa. Mesmo com tudo na ponta do lápis, ainda podem surgir imprevistos. Imagine, então, o quão prejudicial é iniciar um novo ano sem um plano. A dica final é estar sempre monitorando, adaptando e renovando o planejamento. Ele não deve ser uma diretriz que enrijeça o crescimento da empresa, pelo contrário, é um indicador, aberto à criatividade do negócio. Inclusive, as nossas cinco dicas para tornar seu negócio com inovação podem te ajudar a alcançar um novo patamar de inovação na sua empresa.
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