Você sabe para onde sua empresa está indo? Qual é o motivo pelo qual vocês decidem abrir as portas todos os dias e quanto seu negócio se aproxima disso a cada jornada de trabalho? Uma análise estratégica pode ser a ferramenta ideal para descobrir as respostas. Continue lendo para entender melhor como aplicá-la à sua empresa.
O que é Análise Estratégica?
Todo gestor sabe que a palavra de ordem para o melhor funcionamento de uma empresa é planejamento. A análise estratégica é, justamente, um processo que tem o objetivo de identificar características da empresa e do contexto em que ela está inserida para definir um plano de ações que visa a alcançar metas. Deixar isso de lado pode significar perdas de produtividade e resultados negativos.
Assim, com uma boa análise estratégica, é possível pesquisar, analisar e mapear as potencialidades e limitações de uma organização para que, por um lado, as decisões sejam feitas a partir de dados confiáveis e, por outro, para que seja possível acompanhar a evolução das medidas em prática. Em outras palavras, é a construção de uma diretriz geral, para guiar a evolução do trabalho, como um mapa para o tesouro.
SWOT
A Análise Estratégica é um conceito e há vários métodos para aplicá-la. Um dos mais tradicionais é a chamada análise SWOT. Uma abreviação para Strengths (Pontos Fortes), Weaknesses (pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Para definir metas e objetivos e consolidar a análise, no caso dessa metodologia, o primeiro passo é preencher uma tabela com cada um dos aspectos da matriz SWOT em relação à companhia em questão.
1 – Pontos Fortes:
Quais são os diferenciais da empresa em relação ao concorrente? Quais são as habilidades ou peculiaridades que agregam valor ao negócio?
2 – Pontos Fracos:
Aqui, é hora de fazer o movimento contrário. Em que aspectos e características sua empresa perde em relação aos concorrentes?
3 – Oportunidades:
Quais são as tendências de mercado e as novidades no comportamento dos seus clientes potenciais que podem ser aproveitados pela empresa?
4 – Ameaças:
O que pode prejudicar o rumo da empresa e não está diretamente sob seu controle? Crises econômicas, desastres naturais… até que ponto pode chegar o dano?
Note que os pontos fortes e fracos são referentes ao ambiente interno do negócio. Enquanto que as oportunidades e ameaças dizem respeito ao contexto. Tudo isso deve ser identificado e anotado de forma clara e precisa. Em seguida, a próxima etapa é cruzar os dados da seguinte forma:
Como os Pontos Fortes podem ajudar você a aproveitar as Oportunidades?
Como os Pontos Fortes podem ajudar você a evitar as Ameaças?
Como os Pontos Fracos podem boicotar as Oportunidades?
Como os Pontos Fracos podem intensificar as Ameaças?
A partir disso, você já terá um panorama bem detalhado dos caminhos que podem ser percorridos e dos que devem ser evitados pela companhia nos próximos ciclos. Com essas informações, então, é possível estabelecer metas, prazos e se dedicar ao acompanhamento e atualização desses processos para alcançar resultados com mais qualidade e consistência. Enfim, estabelecer uma estratégia corporativa sólida.
Outros tipos de Análises Estratégicas
Como você pode ver, a Análise Estratégica é um conceito e, além da SWOT, há outras formas de construir um planejamento fundamentado das ações necessárias para sua empresa alcançar os objetivos globais. Por exemplo, a VMOST (Visão, Missão, Objetivos, Estratégia e Táticas, em inglês), a PESTEL (Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ecológico e Legais) e os Modelos de Maturidade (Caótico, Reativo, Proativo, Prestador de Serviço e Geração de Valor).
Mas, no geral, todos esses modelos seguem o mesmo princípio: olhar atentamente para a realidade da empresa, identificar o que pode ser melhorado, definir claramente aonde se quer chegar, estabelecer formas de acompanhamento e antecipar imprevistos. Claro que cada metodologia pode trazer benefícios específicos interessantes que podem e devem ser discutidos com parceiros qualificados, como uma consultoria administrativa.
Bônus: não se esqueça da Análise de Gestão Financeira
Não faz o menor sentido estabelecer uma estratégia global para a empresa que não esteja em total sintonia com todos os departamentos e funcionários. Isso inclui, sobretudo, o setor financeiro. Então, para uma Análise Estratégica de sucesso, uma Análise de Gestão Financeira precisa estar associada.
A boa gestão de financeira precisa identificar os desperdícios e estabelecer diretrizes para um fechamento financeiro saudável, com alternativas para imprevistos e também saldo positivo para investimentos. O fluxo de caixa precisa ser analisado e levado em consideração, assim como as possibilidades de otimização das taxas de lucratividades dos produtos e/ou serviços oferecidos. Dentre os investimentos, monitore continuamente a perspectiva de crescimento. Sempre com constância e com tempo dedicado.
Fizemos, aqui no blog, um artigo completo respondendo à pergunta “Como realizar uma gestão financeira empresarial de forma prática?”. Nele é possível ver todos os detalhes e, dessa forma, concretizar o plano de ação estabelecido pela análise estratégica, tornando-o realmente viável.
Por falar em viabilidade, aproveite para aprender agora um pouco mais sobre como determinar se o lançamento de um novo produto ou projeto será ou não viável em nosso artigo “Não fique com a ideia na cabeça: o que não pode faltar no estudo de viabilidade do seu novo projeto!”.
Tags: análise de dados, estratégia, gestão financeira