Planilhas de lucros, folha de pessoal, números de leads, quantidade de conversões, porcentagem de crescimento ou redução das vendas, acessos mensais ao site de e-commerce e por aí vai. Qualquer empresa, ainda que pequena, gera uma infinidade de dados ao longo de todo o ano – essas informações, é claro, variam de acordo com o nicho ou segmento de atuação. Mesmo aquelas informações que não parecem tão importantes no momento do acontecido, tenha certeza, serão fundamentais para a sua análise empresarial ser bem feita.
É por isso que, no post de hoje, vamos falar das atividades que devem (e merecem!) um registro correto e prático para que você tenha sucesso na sua análise empresarial. Imagine que, ao fim de um ciclo (como um semestre), você precise resgatar na memória todos os movimentos que impactaram a sua empresa ao longo dos meses? Isso não será possível apenas pela memória, certamente. As planilhas podem ajudar, claro, mas o ideal é que os números e os dados estejam reunidos de maneira clara e ofereçam uma visão sistêmica do seu negócio. Para entender como fazer isso e garantir uma análise efetiva e periódica, acompanhe as dicas!
Começando do começo: o que é a análise empresarial, afinal?
Em linhas gerais, a análise empresarial nada mais é do que identificar os pontos positivos e os negativos de um determinado período. Os positivos, claro, devem se manter, enquanto os negativos passam por uma avaliação criteriosa (incluindo sua causa e a forma ideal de mitigação). Ter essa análise é imprescindível para que a sua empresa garanta sua sustentabilidade financeira, a equipe motivada e bons números ao fim do mês. Contudo, entender exatamente o que avaliar pode ser difícil, já que os eventos acontecem diariamente (dependendo do seu negócio, eles podem acontecer até mesmo em vários momentos ao longo do dia). Como as informações são muitas, é preciso entender o que exatamente é necessário registrar para levar em conta no momento da sua análise empresarial. Assim, você otimiza tempo e garante um resultado fiel à realidade do seu negócio. Acompanhe as dicas!
Quais dados avaliar em uma análise empresarial? Como fazer?
Avalie o que não deu certo
Não de maneira tão generalizada, é claro. Liste tudo o que não funcionou no período estipulado para a sua análise empresarial. Você perdeu negócios? Se sim, qual o montante do valor perdido isso representa? Ele está distante do potencial oferecido pelo mercado? Esses registros vão ajudar a entender o quão impactante isso foi para a rentabilidade do seu negócio. Essa análise pode ser aprofundada (é importante que seja, aliás), avaliando os negócios que não foram fechados, se há algum negócio específico em que as perdas são mais recorrentes, o quanto a concorrência impacta nesse sentido e por aí vai. Lembrando que não adianta refletir, combinado? É preciso registrar!
Acompanhe o status do planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um documento muito bonito e organizado, sim. Mas o mais importante, não se esqueça, é que ele seja funcional. Portanto, não adianta traçar o planejamento estratégico no início do ano se tudo o que estiver nele se perder ao longo dos meses. Portanto, periodicamente, veja quais atividades foram cumpridas (as que ainda não foram, quanto tempo resta para serem? Será possível ou é preciso mudar o caminho); liste aquelas que já foram realizadas e resultaram em bons números para o negócio; entenda aquelas que estão no caminho certo, mas precisam de um ajuste ou uma orientação para sair como o que foi planejado. O recado mais importante aqui é: não ignore o que está no planejamento estratégico na sua análise empresarial, ele é um dos principais condutores do sucesso do seu negócio.
Avalie os leads e os potenciais clientes que se efetivaram
Ou seja, leve em conta a quantidade de leads gerados e qual a proporção deles se converteu. Atingir uma quantidade de leads expressiva é importante e muitas vezes um diferencial, mas é importante que eles gerem lucro. No fim das contas, não adianta atrair muitas pessoas se elas não toparem comprar o seu produto ou contratar o seu serviço. Por isso, lembre-se de avaliar quais foram os resultados reais desses leads para a sua empresa – eles contribuíram diretamente para os resultados? O faturamento foi impactado por eles ou representam apenas um número do topo do seu funil? Ao ter essa resposta, entenda como isso pode ser diferente e procure os motivos pelos quais eles não se tornaram clientes. Foi uma falta de estratégia do seu negócio ou algum problema no produto, por exemplo?
Avalie criteriosamente a veia inovadora do seu negócio
Existe uma expressão popular que diz que “em time que está ganhando, não se mexe”. Mas será que não mesmo? Para o Zag, manter números positivos é ótimo, mas descobrir formas de dobrá-los ou até triplicá-los em um tempo menor é ainda mais interessante. E isso não vale só para números, mas para qualquer ação que tenha impacto direto sobre a sua empresa, seja nos lucros ou na gestão de pessoas . No fim das contas, o que queremos dizer é: avalie quantas ações inovadoras foram aplicadas no seu negócio – seja metodologia ou o lançamento de um novo produto ou serviço, por exemplo. É importante entender como você está inovando e se mantendo competitivo no mercado por meio de inovações. avaliar os seus lançamentos ao longo do período – e entender se eles foram bem recebidos ou não.
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