Lembra aquela pessoa popular do colégio que só andava com um grupo bem específico?
É, vamos usar essa analogia para comparar essa pessoa com o Design: ele só andava com a estética.
Hoje, graças aos novos pensadores e gestores, temos essa bela e inteligente influência em muitas outras áreas, não somente na visual. Aqui nasce o Design Thinking.
O Design Thinking é um processo de solução de problemas criativo centrado no ser humano que fornece o “como fazer” para pensar fora da caixa. É um processo de cinco etapas que ficou famoso por David Kelley, o fundador da IDEO e da Stanford Design School.
O Design Thinking fornece os princípios e estratégias para aproveitar o potencial criativo da equipe e de seus stakeholders na resolução de problemas desafiadores. O Design Thinking é bem adequado para problemas indefinidos, onde nenhuma solução óbvia parece funcionar.
Desenvolvido pela Stanford d.school (Escola de Design), o Design Thinking torna possível o ensino da inovação e da cultura organizacional, quebrando a solução de problemas em um processo de cinco etapas:
Empatia – Primeiro, é preciso entender as pessoas para as quais você está projetando uma solução. Os problemas raramente são exclusivamente seus; a fim de projetar para os usuários finais, é preciso construir empatia por quem eles são e o que é importante para eles.
Definição – Com base nas informações coletadas, a etapa de Definição concentra-se em expressar explicitamente o problema que deve ser abordado por meio do esforço. A declaração de problema trabalhada será usada como um trampolim gerador de solução que fornece foco e inspiração.
Ideação – Na etapa três, os Design Thinkers se concentram na geração de ideias. É aí que se deve ir além das soluções óbvias e aumentar o potencial de inovação de uma solução, aproveitando as perspectivas coletivas e os pontos fortes da equipe.
Prototipação – A prototipagem é crucial para mover ideias da cabeça para o mundo físico. Os solucionadores de problemas devem testar e refinar as soluções com os usuários sem investir muito tempo e recursos antecipadamente.
Teste – Testar e receber feedback é a oportunidade de refinar as soluções e torná-las melhores. Esta etapa é uma oportunidade para validar a empatia da equipe por meio de observação e engajamento – geralmente produzindo resultados inesperados.
#GodBlessTheDesign
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