O cliente da atualidade é o resultado de todas as facilidades e meios que estão disponíveis. A principal exigência do consumidor hoje é que as empresas adaptem-se às tecnologias que tiram da frente tudo que é desnecessário.
O Zag, por exemplo, nasceu com este propósito. Como produto, ele elimina toda a burocracia da gestão de despesas. Para os nossos clientes não é diferente. Excluímos qualquer fidelidade, não existe pagamento antecipado e a opção de como quer contratar é sempre do cliente.
Isto requer duas coisas: foco no cliente e uma busca constante por novas tecnologias que vão facilitar a vida dele.
Quem é da área de gestão financeira persegue sempre a segurança e segue uma tendência de criar novos processos para proteger seu patrimônio e dificultar qualquer prejuízo. Mas, a pergunta que todos deveriam fazer antes de um novo processo é: o meu cliente vai ficar mais ou menos satisfeito com este processo?
Na maioria dos casos, o processo financeiro que mais toca no seu cliente é o contas a receber. Por isso, temos duas dicas com relação à este assunto que vão, com certeza, abrir espaço para mais oportunidades e um relacionamento mais feliz.
1 – Dê mais opções de pagamento
Hoje em dia, existem algumas formas de pagamento convencionais. E existem muitos outros meios de pagamento digitais, que trazem velocidade para o negócio e atraem mais clientes. É o caso das carteiras digitais que, a partir de um acordo com a empresa, devolve uma parte do valor da compra para o seu cliente.
Além disso, os clientes têm seus muitos meios de pagamento digital, pois acumulam pontos em cartão de crédito ou conseguem transacionar seu dinheiro muito mais rápido entre contas.
2 – Se o cliente tem razão, reembolse-o imediatamente
Esta é uma das melhores práticas das gigantes do e-commerce mundial, como a Amazon, por exemplo.
Quando um cliente contesta uma compra e pede o reembolso, a primeira coisa que você deveria fazer é acatar a contestação e agir muito rápido. A sensação de não ser atendido neste lugar é uma das piores que o consumidor sente. Isso geralmente leva seu cliente embora de uma vez.
Amazon, Nubank, Rappi e diversas outras empresas mantém esta prática de devolver a compra automaticamente. Primeiro elas reembolsam o cliente e depois verificam de quem é o erro.
Isto cria um ambiente de confiança para o seu cliente. Aliás, é ele quem está pagando pelo produto ou serviço e isto não é um favor. As empresas devem confiança ao consumidor.
Uma gestão financeira com foco no cliente, garantirá consumidores satisfeitos mesmo em momentos de dificuldade. Absorver um pequeno prejuízo financeiro pode fazer com que você colha um cliente para a vida toda. E isso é um excelente investimento de longo prazo.