Nos últimos meses, temos experienciado mudanças drásticas na vida das pessoas ao redor do mundo. A incerteza sobre certos aspectos tornam as mudanças ainda mais complexas e é fácil se perder no desespero. E a cultura, de maneira geral, é impactada.
Mais que as grandes empresas, o pequeno empresário sofre com a incerteza, tanto com os clientes quanto com as pessoas internas. Por isso, é necessário que pequenas empresas adotem uma estratégia tão comum entre grandes empresas e startups: fortalecer sua cultura. Uma cultura forte e aberta a evolução traz uma sensação de uniformidade e dá segurança para todos da empresa e também para o mercado.
Qual o propósito da empresa?
A cultura de uma empresa nasce e cresce entranhada com a mentalidade de seus fundadores. Então, o primeiro passo para fortalecer a cultura da sua empresa é tornar cada vez mais claro o seu propósito.
E se há um propósito claro, as pessoas irão atrás de entregar resultados que contribuam para aquele propósito. Eis que surge um dos grandes desafios de uma pequena e média empresa: autonomia. A liberdade de criar novos caminhos, normalmente, está restrita aos seus líderes fundadores. E, quando a empresa cresce, é difícil desapegar desta cultura.
Liberdade
Autonomia, no entanto, não é fazer o que quer, mas o que for necessário para cumprir os objetivos. E abrir mão da centralização das ações é mais um passo para fortalecer a cultura da sua empresa.
Quebrando as barreiras
A liberdade é uma condição que abre espaço para a informalidade. E informalidade também é saudável para num ambiente de trabalho. A formalidade exige regras, semeia o medo e o receio de errar. A informalidade fomenta o que é há de mais criativo nas pessoas e uma das melhores características de uma cultura forte é a liberdade de comunicação com os líderes. Por isso, manter uma comunicação informal e direta entre líderes e times é essencial para fortalecer a cultura de uma empresa.
Trabalho em equipe
Mesmo tendo liberdade e autonomia para buscar resultados, é importante sincronizar os esforços. Uma empresa como pessoas e times interdependentes ou inter-relacionados, torna-se coesa em suas ações, assim como um sistema. Mesmo em meio à diversidade de pessoas ou condições, um trabalho em equipe coeso trará resultados.
Cuidar das pessoas
Por mais que uma empresa tenha produtos e serviços excelentes, ela só vai existir se houverem pessoas. Nem que seja apenas o fundador. Uma pequena empresa é o produto de muitas relações entre pessoas. O líder de uma empresa tem que estar disposto a inspirar, treinar e respeitar pessoas. O pequeno e médio empresário que almeja crescer com uma cultura forte, precisa pensar diariamente nas pessoas.
Um empresa sem pessoas engajadas e inspiradas é uma empresa sem alma.
Não basta apenas querer inovar a qualquer custo. Um discurso de inovação sem propósito é vazio e logo percebido pelos times, clientes e parceiros. Deixar claro os valores que permeiam a cultura de uma empresa, vai abrir caminho para inovação diária e crescimento constante, mesmo em meio à crise.