Você tem um futuro brilhante!

Uma Carreira brilhante não se ganha, nem se premia! Você pode até encontrar a sua Carreira por acaso ou talvez tenha nascido para ser o profissional que é ou deseja ser.

O fato é que uma Carreira se conquista, se constrói e se alcança em uma jornada que em 99,9999996% tem mais obstáculos do que horizontes limpos, tem mais suor do que cara lavada, tem mais trabalho do que sofá e muita, mas muita vontade de chegar além, longe, o mais longe possível. Isso não é diretamente proporcional ao dinheiro ou bens de qualquer natureza que se possa alcançar, ainda que venham a surgir em seu caminho! Mas há uma correlação intensa e significante com realizações.

Realizar traz mais fortuna do que pensar em fortuna! (Nizan Guanaes)

Em cada área do conhecimento, esteja certo de que não há certezas sobre se vai dar certo. As poucas certezas são, muitas vezes, cercadas e ameaçadas por milhares de dúvidas. Não se preocupe, elas virão mesmo que você não as queira.

No entanto, se você deixar uma questão ou dúvida cercar os seus pensamentos e tiver a maturidade necessária e suficiente para projetar a sua vida 5 ou 10 anos à frente considerando que irá desistir para enfrentar algo novo, certamente, saberá o que fazer. Encontre um campo de futebol e dê voltas nele a noite, conversando consigo mesmo sobre essas coisas sozinho, e verá que tem muito a dizer para si mesmo!

Na maioria das vezes, você se fortalecerá com um “Desistir? Jamais!”.

Há pessoas e pessoas, amigos e amigos… dificilmente, você saberá que melhor modelo ajusta os relacionamentos pessoais. Mas sempre encontrará alguns indicadores e, com o tempo, terá um senso crítico para avaliar seus modelos mentais. No entanto, vale a máxima: busque estar com aqueles que te lançam, impulsionam, puxam para subir, nunca para descer. Olhar para um céu claro é sempre mais entusiástico.

Há portas que estão fechadas e, ao bater, elas se abrem, então, entre. Arrombar portas não é um caminho saudável. Não existe aposentadoria para arrombadores. Ao mesmo tempo, insistir em entrar por uma porta que não se abre pode ser bom e ruim: talvez um dia abra, mas o tempo não perdoa. Se você conhece as portas que deseja entrar e, ao bater, elas se abrem, simplesmente, entre e seja agradável e útil enquanto ficar. Ao sair, assegure-se de que elas podem sempre se abrirem para você.

Encontre alguém para fazer feliz por toda a sua vida e tenha isso como o seu maior projeto. Dedique-se a ele! Os entregáveis são finitos, mas sempre haverá um ou mais todo tempo. Lembre-se: Entregar é o que dá satisfação para quem trabalha dia após dia! Não se canse de se satisfazer com isso!

A vida é muito curta, acredite! Os anos irão passar bem rápido e, quando se der conta, já foi. Então, não perca o seu tempo com bobagens; há um lado incrível naquilo que você acredita que cabe a frase: “A minha vida acabou!”

Ah! Cantar é um santo remédio!

Não há prazer maior do que ensinar. Alguém que se abre para isso, é uma fonte de criatividade sem fim. Então, quando aprender algo ensine para quantos puder. Isso fará de você alguém que sempre está buscando e sempre está doando. Um exercício de Humildade e Generosidade. Essas virtudes, meu amigo, te farão muito feliz!

Tive o prazer de falar um pouco sobre a minha Carreira para alunos do curso de Estatística da Unicamp no evento interno: SEMEST! Foi fantástico! Longe de ser um conselheiro, quis apenas expor o que a vida fez comigo. Até aqui, só valeu a pena!

Grande abraço!

Por Josias Oliveira

Josias Oliveira é cliente Zag e CEO na operação da StatSoft para a América Latina, com mais de 17 anos de experiência em Ciência de Dados. Tem o seu histórico profissional em grande empresas de diversos segmentos e hoje busca colocar conhecimento em Análise de Dados Aplicada à disposição de quem desejar tornar sua tomada de decisão mais eficaz e inteligente.