A nova economia faz o trabalho ser cada vez mais remoto. Aos poucos, empresas tradicionais têm praticado o desapego às suas estruturas tradicionais e vão se lançado de cabeça em uma tendência liderada por startups: o trabalho remoto. Este é um dos itens da tão sonhada transformação digital, onde grandes corporações tentam ser, de alguma forma, ágeis e produtivas.

A liberdade de trabalhar de onde quiser permite às pessoas um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Basta ter um computador ou smartphone conectado à internet. Pronto! O escritório está montado, leve e ágil, como deve ser.

Trabalhar remoto traz a possibilidade de redução de custos, tanto para o funcionário quanto para a empresa, da agilidade e aumenta a produtividade. A agenda corporativa, em um escritório, pode ser glamurosa. Porém, as interrupções durante o dia, as reuniões infinitas e os microgerenciamentos minam a produtividade das pessoas. Tarefas que poderiam ser feitas em minutos, podem levar horas ou até mesmo ficarão incompletas.

Encontrar o ponto de equilíbrio entre a flexibilidade e a produtividade é o fator de sucesso para o trabalho remoto. Desde encontrar o lugar de trabalho ideal até definir as melhores ferramentas digitais para o trabalho, planejar é a melhor opção.

Pensando nisso, e sendo uma empresa (Zag) que trabalha 100% do tempo remoto, separamos 5 hábitos eficazes e 5 ferramentas digitais incríveis que podem ser seu ponto de partida para o trabalho remoto.

Dica #1: Defina seu lugar de trabalho

Tenha um espaço reservado para fazer o seu trabalho. Transforme um quarto vago em um escritório. Se o espaço é limitado, encontre uma cadeira ou mesa específica para o seu trabalho. Um workspace designado é importante por dois motivos:

  • Você terá onde guardar seus materiais de trabalho: computador, livros, cadernos, carregadores e outros. Assim, não terá que dividir seus materiais com outros itens da casa.
  • Ter um espaço definido, ajuda a manter a motivação. Quando você vai para aquele lugar, sua mente associa ao momento de produzir.

Dica #2: Invista em seus equipamentos de trabalho

Algumas empresas, ao darem a possibilidade de trabalho remoto, também enviam aos funcionários seus equipamentos: computadores, mesas, cadeiras e até mesmo canetas e cadernos para anotações. Outras, deixam os funcionários livres para escolherem suas ferramentas.

Vale a pena ter os materiais certos para seu trabalho. Investir nestes suprimentos é um investimento relativamente mínimo que, além de garantir um bom trabalho, ajuda a manter a autonomia trabalhando remotamente.

Dica #3: Faça um cronograma

Crie uma estrutura para o seu dia e faça um cronograma semanal, mesmo que mude durante a semana.

E, programe pausas. Elas são importantes para gerenciar a sua energia ao longo do dia. Deixar um pouco o apartamento ou o co-working é uma maneira de aumentar a energia para o próximo período de trabalho.

Quer aprender a ser mais produtivo otimizando processos? Clique aqui!

Dica #4: Defina algumas peças de roupas para trabalhar remoto

Isso não é bobagem. Parece, mas não é.

Ter um ritual para iniciar o dia de trabalho faz toda diferença para você separar o ambiente relaxado e aconchegante da casa do ambiente – não menos aconchegante – e um pouco mais concentrado do trabalho.

E, este ritual inclui se vestir minimamente adequado para trabalhar. Definir roupas para trabalhar em casa, irá te levar ao estado de espírito correto.

Dica #5: Começo e fim, um ciclo natural

Esta é a parte mais difícil para quem trabalha remoto: saber a hora de parar. Aquele desejo maluco de dar uma olhada no e-mail tarde da noite. Mas, estamos nessa para um equilíbrio da vida pessoal e profissional.

Por isso, defina um horário para começar o seu dia de trabalho e para terminar. Inclua isso no seu cronograma e siga à risca, principalmente nos primeiros dias. Você verá  quão importante isto é para sua produtividade.

E, por falar em transformação digital, deixamos aqui mais 5 dicas de ferramentas digitais incríveis que estão ajudando empresas e funcionários a serem mais leves e trabalharem como startups:

#1 – Slack: Uma plataforma de mensagens em tempo real que permite conversar em pares, pequenos grupos ou com uma equipe inteira.

#2 – Trello: Ótimo aplicativo para acompanhar projetos e atribuir tarefas a membros da equipe.

#3 – Basecamp: Do nosso querido Jason Fried, uma plataforma que organiza todas as mensagens de um projeto, sem threads infinitas de e-mail. Tudo em um único lugar e sem perder informações importantes.

#4 – BeerOrCoffee: Encontre um espaço de coworking ou um café nas proximidades para trabalhar com base na sua localização.

#5 – Zag: Uma das tarefas mais chatas de um escritório é fazer planilha de reembolso. Era! Agora, reembolsos podem ser pedidos em segundos, e de qualquer lugar. A empresa tem um painel seguro e transparente, em tempo real de todas as despesas dos funcionários.

Uma dica de leitura que vai te encher de vontade de implementar o trabalho remoto:
Remote: Office Not Required – Jason Fried, CEO do Basecamp

Quer saber mais sobre o trabalho remoto aqui no Zag e como a gente lida com tudo isso? Escreve pra gente. Será um prazer contar um pouco mais da nossa rotina pra você.

 

Rubem Andrade – founder of Zag