Nós ensinamos as máquinas, fato, e para entender como os novos recursos de pesquisa visual funcionam, é preciso saber primeiro que seu conceito é diferente de uma busca por imagem comum.
A pesquisa visual em plataformas digitais tem levado gigantes da tecnologia como Google e Microsoft avançarem significativamente para que a máquina, dita ali em cima, se assemelhe cada vez mais com o cérebro humano.
Isso não é fácil e cada vez mais estamos chegando naqueles cenários futuristas de filmes como Blade Runner, Minority Report e outras obras do (grandioso) escritor Philip K. Dick. Pois bem. Enquanto a simples busca por imagem usa descrições de texto para encontrar a melhor correspondência, a pesquisa visual não utiliza letras. A própria imagem é o elemento de busca.
Isso só se torna possível numa mistura entre tecnologias e experiências, envolvendo IA e machine learning, além de códigos, linguagens de programação, estudo, observações e experimentos. Observações essas que fornecem materiais concretos para que programadores entendam quais são os pontos possíveis ou não de se reproduzir pelos computadores.
Pesquisa Visual: exemplos na prática
Nos Estados Unidos, uma pesquisa de 2017 analisou 10 buscadores diferentes, e percebeu que durante o período de análise, 59,3% das buscas foram realizadas no Google.com. Em seguida, quase 27% das pessoas utilizaram o Google Imagens para tirar suas dúvidas.
Quando perceberam o aumento do interesse da população global por esse estilo de busca na web, eles enxergaram uma oportunidade.
Outro exemplo vem de um aplicativo de moda que também conta com a funcionalidade de pesquisa visual, onde permite que os usuários tirem ou copiem uma fotografia de qualquer roupa ou acessório que desejam e o algoritmo faz uma varredura na base de dados com mais de 85 mil produtos para apresentar as combinações mais próximas.
O Google, claro, lidera o investimento na nova tecnologia.
O Google Lens quer transformar seu celular em uma ferramenta de pesquisa visual super sofisticada, onde você pode tirar uma foto de um objeto que deseja, encontrá-lo em lojas e visualizar seu preço. Quer saber qual é a espécie de uma flor ou árvore? Tire uma foto. A raça de um cachorrinho no parque sem perguntar para o dono, adivinhe? Tire uma foto.
A pesquisa visual se torna uma tendência mundial, e rapidamente. É um caminho da tecnologia que pode acrescentar muito aos negócios e à nossa experiência diária de descobrir coisas novas.
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