Recentemente demos 7 dicas financeiras para pequenas e médias empresas. Temos desdobrado cada uma delas para explicar mais sobre cada ponto. E como ultimamente temos falado mais sobre cultura, a dica de hoje será sobre organização, disciplina e seu impacto na cultura da empresa.
Como dissemos no artigo sobre as dicas para PMEs, cada empresa tem a sua maneira de lidar com suas finanças e sabemos o quanto é saudável para o seu negócio a organização de toda movimentação financeira.
Também é conhecido por todos – mas não custa lembrar – que a disciplina e organização nas ações diárias contribuem para a saúde financeira da sua empresa. O controle das entradas e saídas do dia, contas a pagar e receber, formas de pagamento e recebimento são importantes tarefas que precisam ser realizadas frequentemente, sendo assim, não deixe que suas anotações se acumulem para não perder o controle da gestão de seus negócios.
Uma boa dica é categorizar suas contas, além das básicas contas a pagar e receber. Separe por categorias para facilitar a visualização. É importante lembrar de não deixar nada de fora, mesmo os pequenos valores que futuramente podem representar um grande gargalo no seu caixa. Lembre-se de definir datas para essas contas assim será possível um planejamento para ações futuras.
A anotação das transações futuras também é muito importante para que consiga visualizar a necessidade ou não de movimentações evitando um possível furo de caixa. Definir claramente as receitas e despesas futuras te ajuda a planejar e seguir para os próximos passos.
E por que isso tudo é necessário? Muitas vezes a busca pela simplificação e desburocratização acaba levando, de forma equivocada, à desorganização e, por consequência, a falta de disciplina chega e atrapalha os resultados.
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”
William Edwards Deming
Existem diversas ferramentas no mercado que podem te auxiliar a manter a área financeira mais organizada e te ajudar nessa disciplina. Um bom exemplo é o Nibo que te auxilia no fluxo de caixa, organiza suas contas a pagar e receber e pode até automatizar seu processo de cobrança.
Para organizar suas atividades você pode usar o Trello ou o ClickUp que são ferramentas de organização de projetos e tarefas.
Gostou das nossas dicas? Nós do Zag esperamos ter te ajudado a manter a gestão do seu negócio mais organizada sem que precise se preocupar em estar deixando algo de fora. Para mais dicas continue nos acompanhando em nosso blog e também em nossas redes sociais.
Texto escrito com ajuda da maravilhosa equipe de nossa parceira MCFO.