Olá querido leitor! Esperamos que esteja tudo bem com você.
Como não é só de reembolso corporativo que falamos por aqui, hoje continuamos com nossa série de dicas práticas de home office e temos a parte final sobre comunicação: os 3 pilares da comunicação eficiente, que são: (alerta de spoiler) comunicação ativa, comunicação contínua e comunicação estendida. Não precisa ficar assustado: é simples e prático. Vamos passar um por um?
COMUNICAÇÃO ATIVA
Trata-se da questão que abordamos recentemente sobre a importância de ser um agente ativo da comunicação. Vamos recapitular? Não basta comunicar apenas quando te perguntarem algo ou ainda quando você precisar de alguma informação. Seja um agente ativo da comunicação. De você deve partir a comunicação para as outras pessoas. Não é que eu precise que alguém saiba ou que as pessoas precisem de algo específico meu. Eu tenho o dever e a responsabilidade de levar o que eu tenho, a informação que eu tenho, se ela é do projeto ela é também relevante para outras pessoas. Se todos tiverem a atitude de não esperar a comunicação de alguém e sim puxar esse alinhamento de forma ativa, com certeza os resultados dos projetos bem como o engajamento do time, serão melhores.
COMUNICAÇÃO CONTÍNUA
É sobre não interromper a comunicação. Nunca. Isso significa: entenda que se comunicar com seus pares é parte do seu trabalho, é parte da sua responsabilidade. E quando falamos de trabalho remoto, essa questão fica muito evidente. Veja esse exemplo: se eu mando uma mensagem ou faço um pedido para alguém e essa pessoa não me responde, geralmente a ansiedade toma conta do time. Será que a pessoa não respondeu porque está ocupada? Será que não respondeu porque foi tomar um café? Será que ela não respondeu porque não está trabalhando? Será que ela não respondeu porque está dormindo? Será que ela está bem? Será que está doente?
Então, manter uma comunicação contínua é complementar à comunicação ativa e garante o bem estar e segurança do time. É garantir o conforto do time.
COMUNICAÇÃO ESTENDIDA
Algo que não costuma ser natural para a maioria das pessoas. Geralmente as pessoas se comunicam pontualmente de acordo com a necessidade. Por exemplo: preciso de um detalhe da equipe comercial, entro em contato peço a informação, recebo e continuo com a atividade. Mas a comunicação estendida é entender que, se essa informação alcançar todo o meu time e inclusive pessoas de fora do time, a equipe tem uma chance maior desse ecossistema como um todo funcionar com mais colaboração.
Se alguém de fora do time está ciente de algo, ele tem uma chance maior de estar alinhado com a equipe e pode antecipar problemas, resolver questões importantes e até mesmo defender as ideias. Então estenda esse alinhamento para fora do time também. É claro que para dentro do time você terá um detalhamento e aprofundamento bem maior; e para fora você vai reduzindo isso. Então quem está fora do time não precisa saber 100% de tudo, mas partes disso ou mesmo um resumo é muito importante. E, lembrando que essa comunicação estendida não é só quando a gente acaba algo importante, mas também o durante, senão perde todo o benefício de ter sido ajudado no caminho. Senão, chega lá no final, já acabou e não foi ajudado.
DICA BÔNUS
Use a câmera e o microfone – isso faz com que nossas interações remotas sejam mais humanas. Isso é uma coisa que você perceberá rapidamente. Depois de um tempo, só mandando e-mail ou só falando no chat, a gente vai perdendo um pouco daquela empatia que é natural do ser humano. Então, sempre use a câmera e o microfone.
Semana que vem voltamos com mais. Tchau! ?