Continuando nossa série sobre home office, hoje falaremos sobre um dos maiores desafios de toda humanidade: a comunicação.
Comunicação é fundamental. Uma comunicação eficiente não diz respeito apenas ao trabalho remoto. Comunicação eficiente é necessária para todas as relações humanas e para qualquer pessoa que trabalhe em equipe. Se você trabalha dentro de uma empresa com equipes, você precisa comunicar de maneira eficiente. Isso é muito importante para o resultado. A questão é que, no remoto, isso fica evidente. A dificuldade de comunicação, no remoto, vira uma coisa muito maior e angustiante.
SEJA UM AGENTE ATIVO DA COMUNICAÇÃO
Comunicação não é apenas sobre receber, mas também sobre dar. É uma via de mão dupla. O ser humano tem a tendência em só querer receber. Dar, nesse sentido, significa gastar tempo para produzir algo que serve para o outro. Não é que a maioria das pessoas não queiram dar, mas é algo que não é natural para muitos.
Nesse momento de trabalharmos de casa, é muito importante entendermos que nós precisamos ser agentes ativos dessa comunicação. Quando as pessoas voltarem para os escritórios, isso continua, a diferença é que você será um profissional que se comunica muito melhor e, portanto, tem um time que funciona melhor, está mais alinhado e é mais eficiente.
E falando em comunicação eficiente, vamos para questões práticas.
3 FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO EFICIENTE
1 – Reunião de Assunto
É a reunião tradicional, aquela que já conhecemos. Temos um assunto específico a ser discutido e então chamamos as pessoas pertinentes para tratar disso. Hoje continuamos fazendo, apenas de uma outra forma.
2 – Reuniões Recorrentes
Essas reuniões, se o seu time ainda não tem, recomendamos fortemente que adotem o mais depressa possível. Elas seguem ciclos que podem ser diários, semanais, quinzenais, mensais etc. Pode também ser uma combinação. Por exemplo: ter a diária mas também semanal. Essas reuniões podem ter diversas utilidades, mas queremos destacar apenas uma.
“Reunião recorrente é onde a gente se alinha.”
Quando lidamos com informações e as compartilhamos, nos aproximamos de um lugar comum. Nunca é alinhamento 100%, nem no presencial isso é possível, porque depois de uma conversa, as pessoas não ficam exatamente com o mesmo pensamento, mas próximo disso. Entretanto, conforme o tempo passa, é natural que os pensamentos se afastem gradativamente e cada um vá retornando para o seu lugar de origem. E é por isso que as reuniões recorrentes são valiosas: elas criam esse ciclo reaproximar os pensamentos de forma constante. O objetivo é nunca deixar afastar demais. As reuniões recorrentes garantem um alinhamento recorrente.
3 – Perguntas rápidas, comentários e status report
Essa acontece de naturalmente no escritório. É quando você tem alguma dúvida e vai à mesa do colega para resolver. Olha para o lado e faz algum comentário sobre um projeto. Ou então aquele encontro rápido no corredor onde acontece uma conversa e alguém já aproveita e pergunta o status de alguma tarefa. São pequenas interações, que jamais se tornariam em reunião no escritório.
Essa sim, nesse momento de trabalhar de casa, deverá sofrer uma transformação para uma comunicação mais estruturada. Precisamos mudar essa maneira de comunicar pois penaliza o time como um todo. Por que? Porque ter ciência do que está acontecendo no projeto, mesmo que não tenha ligação direta com suas tarefas, é importante para a consciência do todo.
Essas conversas rápidas precisam começar a acontecer de maneira estruturada dentro da ferramenta que usam, seja chat, e-mail ou até mesmo uma call. Aqui, usamos o Slack, onde se pode organizar as conversas por canais, assuntos e ainda controlar por reações (emojis) e ter uma maior rapidez e clareza nas informações.
E aí? Pronto para elevar seu home office para um novo nível? Continue nos acompanhando!
Veja também esse nosso artigo sobre como ser um líder melhor através da comunicação mais eficiente!
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