Entre as várias habilidades que um gestor precisa dominar, a gestão de equipes é uma que merece atenção diária. O jeito de conduzir e gerenciar o time está diretamente relacionado à produtividade do seu negócio e, claro, à rentabilidade no fim do mês.
Por isso, no post de hoje, preparamos algumas dicas que podem auxiliar a sua rotina de gestão de pessoas. Vamos lá?
13 dicas para otimizar a gestão de equipes
1. Conheça a sua equipe
Você já parou para avaliar as habilidades de cada integrante da sua equipe? Conhecer os seus colaboradores é fundamental para manter a produtividade e designar tarefas de forma mais assertiva. É natural que diferentes pessoas tenham afinidades com diferentes áreas. Então, por que não manter conversas diárias e avaliar periodicamente as competências de cada um deles? Aproveite para tirar um tempinho durante a semana e ter conversas casuais – elas permitem que você conheça o colaborador para além da vida profissional, tornando a relação mais humana.
2. Sempre dê retornos
Para que a equipe mantenha uma alta performance, ela precisa entender os pontos em que atua bem e aqueles que precisam ser desenvolvidos. Isso inclui estabelecer períodos para dar feedbacks – é o momento em que o colaborador entende como está sendo visto e como pode contribuir cada vez mais para o sucesso do negócio. Além disso, é a hora que você tem oportunidade de ouvi-lo para compreender se ele está tendo acesso a condições que garantem a entrega de melhores resultados.
3. Seja o exemplo
É sempre importante que o time tenha um modelo para se inspirar – o seu comportamento é o mesmo que você exige? É fundamental que os colaboradores sintam em você, como gestor do negócio, confiança e credibilidade.
4. Dê oportunidades de desenvolvimento
Um time motivado sempre trabalha melhor. Que tal avaliar a possibilidade de oferecer cursos que vão capacitar os seus colaboradores? Isso pode ser feito de várias formas: promovendo workshops internos, custeando metade de um curso que o colaborador demonstrou interesse, indicando cursos online e por aí vai.
5. Promova um bom clima
Trabalhar em um ambiente que você se sente bem é muito importante para um bom desempenho. Por isso, busque sempre oportunidades de manter o clima leve e harmonioso. Já pensou, por exemplo, em fazer uma festinha simples para comemorar os aniversariantes no fim de todo mês? Ou mesmo convidar os colaboradores para um happy hour a cada dois meses?
6. Não deixe de ouvir
Já falamos acima, no tópico do feedback, a importância de ouvir o seu time. Mas essa é uma atividade que precisa ser diária: claro que é importante que você saiba delegar (leia mais na dica 10), mas nada de ser aquela liderança que só fala e não ouve o que o seu time tem a dizer, combinado?
7. Motive o trabalho em equipe
Quando os colaboradores trabalham em equipe, o time fica mais integrado e as entregas podem subir de nível. Aquele desafio que está delegado apenas para um colaborador, por exemplo, pode ser resolvido a partir de uma conversa em conjunto. Gestão de equipes e trabalho em grupo andam de mãos dadas.
8. Tenha um planejamento estratégico bem definido
Olhar para o longo prazo é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter ou não esse caminho bem definido impacta diretamente na gestão de equipes – os colaboradores sabem, de fato, para onde o seu negócio olha e aonde pretende chegar? Isso direciona melhor o trabalho e evita equívocos no desenvolvimento de tarefas.
9. Estabeleça um plano de carreira
Sentir-se reconhecido e valorizado é sempre um bom caminho para motivar o time e otimizar a sua gestão de equipes. Se há uma área de RH em seu negócio, converse sobre desenvolver um plano de carreiras. Se não for o caso, um consultor especialista no assunto pode ajudar. Assim, o colaborador sabe onde ele pode chegar e como deve (ou não) conduzir o seu trabalho.
10. Delegue tarefas
Como gestor, você provavelmente tem um domínio sistêmico de tudo que acontece na sua empresa. Contudo, isso não permite que você resolva tudo ou dê conta de todas as atividades e, portanto, saber delegar é fundamental. Lembra da primeira dica, em que falamos sobre conhecer a equipe? Entenda quais são os profissionais mais adequados para cada tipo de atividade. Isso pode otimizar o seu tempo e permitir que você foque em assuntos mais estratégicos e menos operacionais.
11. Saiba como se comunicar
Já falamos nesse post que você deve ser um bom exemplo para o seu time, e isso tem tudo a ver com a forma como você se comunica. Lembre-se que a qualidade da comunicação está diretamente relacionada a uma efetiva gestão de equipes. Tenha atenção com grosserias – que podem desmotivar e equipe – e procure manter uma comunicação sempre clara.
12. Compartilhe metas e resultados
Quando um colaborador sabe exatamente para o que está trabalhando, o desenvolvimento de seu trabalho torna-se muito mais simples. Além disso, ele se sente parte da equipe – promover o senso de pertencimento é sempre uma boa opção para alavancar a produtividade do time. Seja transparente ao compartilhar as informações sobre o seu negócio: mostre quais foram os últimos resultados e quais são as metas que vão direcionar os próximos passos.
13. Diminua a burocracia
Processos burocráticos e morosos – para qualquer assunto – podem desmotivar a equipe e acabar causando desperdício de tempo. Pense em tarefas da sua rotina que podem ser automatizadas e simplificadas, como o reembolso de despesas corporativas. Use a tecnologia a seu favor!
Você já pensou em como a falta de cuidado com a organização do setor financeiro pode prejudicar o clima e a sua gestão de equipes? Saiba tudo sobre o gerenciamento de despesas corporativas.