O brasileiro é empreendedor. E ser empreendedor no Brasil é um desafio que requer criatividade, coragem e muito trabalho. Estas características formam um perfil de empreendedor resiliente e que aposta em sua própria intuição para definir os passos do seu negócio. Algumas vezes funciona. Na maioria das vezes, infelizmente não. Milhares de empresas fecham todos os dias no Brasil, por diversos fatores: falta de gestão financeira, problemas societários, não conhecer seus dados, falta de resultados ou, simplesmente, uma aposta errada.
Durante muitos anos, grandes empresas investiram pesado em coletar todo tipo de informação, tratá-las e torná-las visualmente simples e, baseado em seus próprios dados, decidir como e onde investir. Inicia-se a era da Big Data. O feeling continua importante, mas os dados têm o poder de aprimorar a visão e o caminho das empresas.
Mas, e como ficam as pequenas empresas, que não têm recursos para investir em analistas, ferramentas caras e tempo para apenas parar e analisar dados?
Obrigado era digital! Informações estão acessíveis para todos. Ferramentas tem para todos os bolsos, até para quem não tem dinheiro. E tempo? Tempo é trabalho. E isso, todo empreendedor empenhado consegue um tempo para pôr a mão na massa, ou melhor, nos dados, para olhar qual o próximo passo que ele dará.
Preparamos algumas pequenas dicas de como uma micro e pequena empresa pode aproveitar os dados existentes para turbinar os resultados da sua empresa.
Dica #1 – Use e abuse das informações gratuitas
A tecnologia que você utiliza no dia-a-dia geram dados sobre você. E também sobre seus clientes. Cada rede social permite que você identifique qual o melhor horário para interagir com seus clientes. Estes dados podem dar o melhor insight para que você lance promoções ou aumente o investimento em campanhas publicitárias.
Dica #2 – Registre tudo e não descarte nada
Os dados falam. Mas, pra isso eles precisam existir. Então, nunca desperdice ou delete dados históricos de seus clientes, fornecedores, leads ou até mesmo do seu fluxo de caixa. Mantê-los de forma organizada e categorizada também é importante. Por isso, invista tempo em organizar as informações do seu negócio.
Dados são capazes de prever comportamentos e encontrar novas soluções para problemas antigos.
Quando organizações de qualquer tamanho se concentram em melhorar a qualidade de seus processos de negócios, tornando-se mais analíticas e orientadas a dados, os benefícios potenciais são ilimitados.
Darin Bartik, Dell Software
Dica #3 – Cruze os dedos dados
Os dados precisam ser guardados. Já sabemos disso. Mas, é preciso usá-los. Compará-los com outras bases de dados é importante para encontrar comportamentos relacionados a outras variáveis.
Ferramentas fazem isso a um custo bem acessível hoje em dia. O Mailchimp, um serviço de e-mail marketing, utiliza dados de uma empresa para cruzá-los com outras bases e assim fornecer insights muito assertivos para o lançamento de campanhas e disparo de e-mails.
Dica #4 – Concentre-se em problemas que realmente impactam
É fácil se perder em um turbilhão de dados e não chegar a nenhuma conclusão. Analisar dados requer foco. Por isso, se concentrar nos problemas que mais impactam é importante.
Vamos de exemplo? Imagine este problema: Preciso vender mais sem aumentar a verba de marketing.
Com este problema em mente, você pode começar a buscar os dados que realmente importam: histórico de vendas, dados de pesquisa de satisfação, produtos que mais venderam, histórico de atendimentos e até mesmo registro de dados pessoais fornecidos pelos seus clientes.
Com estes dados estruturados e organizados é possível criar novos insights, por exemplo: clientes que nasceram em 1995 compram mais que todos os outros. Será que não vale a pena investir em conteúdo e promoções para esta faixa etária?
Cruzar os dados com outras bases de parceiros também pode trazer novos insights para você e sua empresa.
Tenha em mente que construir uma cultura analítica na sua empresa, assim como qualquer outra cultura, não é do dia pra noite e nem fácil. Requer trabalho, paciência e muito estudo. E não esqueça: apesar dos insights e informações reveladas pelos dados, apenas a criatividade e desejo de inovação garantirão que eles darão os resultados esperados.
Quando organizações de qualquer tamanho se concentram em melhorar a qualidade de seus processos de negócios, tornando-se mais analíticas e orientadas a dados, os benefícios potenciais são ilimitados.