Os assuntos financeiros do dia a dia de uma empresa são muitos. Normalmente, inclusive, a atenção dos gestores se volta exclusivamente para eles, especialmente quando falamos de rentabilidade, lucratividade e redução de custos. Mas você, como dono de um negócio, já se perguntou o quanto entende de conceitos simples, como a diferença entre custos e despesas?
Hoje, o foco é esse: vamos entender o conceito de cada um deles e qual é, exatamente, a diferença entre custos e despesas. Vamos lá?
Para começar, entenda as definições de custos e despesas
O que são os custos?
Para entender e memorizar, pense que os custos abrangem tudo aquilo que você gasta com o seu produto final ou serviço. Eles estão relacionados sempre às compras de produtos e mercadorias. Entre os exemplos, estão matéria-prima, gastos de fabricação, depreciação ou manutenção de máquinas e equipamentos, materiais de conservação ou limpeza, embalagens, viagens ligadas à empresa, energia elétrica e por aí vai.
O que são as despesas?
Diferente dos custos, as despesas estão relacionadas aos gastos relacionados à administração da empresa. Ou seja. tudo aquilo que tem a ver com a área de vendas, marketing, recursos humanos etc. Todos os gastos feitos para manter a estrutura do seu negócio funcionando – e não são destinados diretamente à geração do seu produto – são despesas. Ou seja, aluguel do seu espaço, materiais de papelaria para o escritório, gastos com estrutura, alimentação para o funcionários e coisas parecidas são despesas.
E tem mais por trás… as variáveis!
Agora que você já sabe qual é a diferença entre custos e despesas, é o momento de lembrar também que os custos podem ser variáveis e é preciso se atentar! Os custos fixos são aqueles que não variam de acordo com o seu volume de serviço ou produto vendido ou produzido. Ou seja, independentemente do seu estoque ou das suas vendas, o seu custo será o mesmo. Já os custos variáveis são aqueles que não são tão previsíveis. Alguns exemplos são campanhas, brindes aos funcionários, confraternizações corporativas ou ações de clima interno.
Qual a importância de entender a diferença entre custos e despesas para o seu negócio?
No fim das contas, tudo tem a ver com planejamento. Em um planejamento estratégico ou orçamentário, por exemplo, é necessário prever uma média de custos e despesas. Caso eles não tenham sido classificados corretamente, o planejamento será prejudicado e, por consequência, seus resultados também. Além disso, uma avaliação correta e assertiva dos custos e despesas é o que permite entender qual a margem de contribuição por produto ou serviço e, assim, concluir se ele é lucrativo ou não para o negócio.
Entender e separar as despesas (que têm a ver com os gastos administrativos) e os custos, que estão sempre ligados à atividade-fim, é providencial para traçar metas e avaliar a permanência ou não de um produto da sua empresa, bem como o melhor caminho para definir um preço justo para o consumidor e rentável para você.
Além disso tudo, para conseguir reduzir custos, essa identificação de custos e despesas também é imprescindível. Assim, você consegue entender quais são exatamente os gastos em um procedimento de prestação de serviços, produção e vendas. Só assim é possível identificar as possibilidades de economia de uma maneira que não prejudicará o negócio.
E agora, que tal descobrir se você realmente conhece a diferença entre custos e despesas? Avalie os itens abaixo e, antes de visualizar as resposta, de o seu palpite.
Classifique os itens abaixo: custo ou despesa?
- Salário dos funcionários que fazem parte do processo produtivo (o valor pago pago a eles funcionários mais a quantia referente aos tributos que incidem sobre ele)
- Reembolso de despesas corporativas (aqueles valores ressarcidos aos colaboradores oriundos das despesas relacionadas ao trabalho)
- Reconhecimento (de valor) a um funcionário por tempo de casa
- Máquina que faz parte do processo de desenvolvimento do seu produto
- Compra de materiais de escritório
- Campanha de publicidade e propaganda
- Aquisição de borracha (caso essa seja, por exemplo, a matéria-prima do seu produto)
- Manutenção de máquina do processo produtivo
- Conta de internet ou energia elétrica
Vamos às respostas?
- Custo
- Despesa
- Despesa
- Custo
- Despesa
- Despesa
- Custo
- Custo
- Despesa
E aí, se deu bem? Esperamos que sim! 🙂
Agora, você já entendeu como a confusão entre os conceitos de custos e despesas pode gerar prejuízos para você e o seu negócio, certo? Outra forma de desperdiçar o potencial da sua empresa é cometendo erros de gestão. Conheça os principais e evite-os!