Felizmente, têm sido cada vez mais frequentes as discussões sobre a valorização, respeito e reconhecimento da equipe. Isso tem a ver, em especial, com a importância de ser um bom (ou boa) líder – e não um(a) chefe! – que, de fato, inspira e motiva – em vez de apenas dar ordens ou agir com arrogância e grosseria. Mas, afinal, como ser um bom líder? Quais atributos são imprescindíveis? O que não é legal ser feito? Há regras ou uma fórmula mágica para isso?
Vamos responder a essas e outras perguntas que normalmente surgem quando o assunto é a liderança exemplar. Antes de ir para as dicas, contudo, vamos reforçar um ponto que será aprofundado a seguir: ouça o seu colaborador. Sempre. Ser capaz de absorver algumas informações com empatia e humildade pode ser decisivo para o seu comportamento e até para o seu negócio. Enfim, vamos lá!
5 segredos sobre como ser um bom (ou boa) líder
1. Ouça. E, se já ouviu, ouça de novo.
Sim, é isso. Vamos falar repetidas vezes. Ouvir (com atenção, combinado? não vale apenas escutar) o que o seu time tem a dizer é muito valioso para você e para a sua empresa. Há um ponto de vista que é somente deles – que têm, naturalmente, uma perspectiva diferente da sua. E, por favor, pare tudo o que você está fazendo e preste muita atenção no que estamos dizendo: considere essas informações, ainda que elas não te agradem a princípio.
É preciso ter um filtro para algumas coisas? Sim, claro, assim como em tudo na vida. Contudo, é normal que opiniões de colaboradores que não sejam convergentes com o que você pensa, deseja ou acredita sejam ignoradas ou até mesmo repreendidas. Mas muitas boas surpresas podem vir a partir daí! As pessoas do seu time lidam diretamente com o seu produto, com você e com os processos do seu negócio. Ninguém com mais propriedade do que eles para dizerem o que acham ou o que os incomoda. Isso fará com que a equipe trabalhe mais motivada e, de forma orgânica, seus resultados serão maiores. Faça o teste (agora mesmo, se possível) e garantimos: você não irá se arrepender.
2. Identifique diferentes perfis e delegue atividades de acordo com isso
Um dos segredos de como ser um bom líder está exatamente em saber delegar atividades. Sim, o verbo saber nessa frase faz toda a diferença. Não basta delegar, é preciso delegar corretamente. Pense que será pouquíssimo produtivo passar uma tarefa puramente operacional para aquele profissional que não é tão organizado, enquanto pode ser uma ótima ideia para pessoas que funcionam melhor com regras e padrões bem definidos. Talvez, a pessoa desorganizada é também proativa, dinâmica e extrovertida, e vai adorar desenvolver aquela atividade que exige um contato direto com o público ou que mude com frequência. Sem dúvidas, não será sempre possível fazer isso e é importante que a sua equipe seja multidisciplinar – e que, claro, seja desafiada às vezes. Saber como ser um bom líder também tem a ver com entender o momento ideal para cada situação.
3. Jamais dê feedbacks negativos em público
É muito chato mesmo receber uma tarefa que não foi bem-feita ou que tinha plenas condições de ser melhor, especialmente quando você orientou antes. Realmente, incomoda e pode deixar um líder bravo. Mas aqui é preciso ter inteligência emocional: se você esbravejar com aquela pessoa na frente de todos os outros colaboradores, ele vai se sentir constrangido e, em vez de propor melhorias, poderá performar ainda menos pela tensão causada. Que tal chamá-lo em particular, em uma sala de reunião, e explicar por quais motivos aquela demanda não está como você esperava? Ou mesmo perguntar como foi o processo de execução, tentando identificar gargalos que justifiquem o resultado. Sem dúvidas, a reação (no curto prazo) será diferente. Entenda que saber como ser um bom líder tem (absolutamente) tudo a ver com saber a hora de se posicionar ou transmitir uma mensagem específica.
4. Já os positivos… Espalhe aos quatro ventos.
Isso mesmo! As atitudes positivas e surpreendentes podem (e devem, sempre que possível) ser reconhecidas em público. Isso, além de deixar claro para o profissional como ele é reconhecido e valorizado, inspira o restante da equipe a fazer o mesmo (para ser valorizado também).
5. Estipule métodos para reconhecer bons desempenhos
Tem como ser um bom líder se você não promove a capacitação da equipe? Ter, tem, imaginamos. Mas provavelmente é mais difícil. Que tal sortear um curso coerente com o negócio para aquele profissional que se destacou no semestre? Ou mesmo arcar com uma porcentagem de uma pós-graduação que aquela profissional sempre quis fazer? Além de colaborar para a sua gestão de equipe, isso vai refletir nos resultados e na rentabilidade do seu negócio.
Saber como ser um bom líder (e colocar em prática nossas dicas, claro) é extremamente importante para o seu sucesso profissional e os resultados da empresa. Mas, sabe o que também interfere diretamente nisso? Os erros de gestão. Saiba quais são os principais e nunca mais faça isso!