Quando se fala em gestão, há inúmeras atividades que vêm à cabeça imediatamente: controle financeiro, lucratividade, rentabilidade, despesas, fluxo de caixa. Contudo, um dos itens que raramente aparece (enquanto deveria ser recorrente) é a gestão de pessoas – e, indo um pouco além, a capacitação da equipe. O gestor de uma pequena empresa deve ou não investir nisso, afinal? De quem é esse papel? Há algum contexto ideal? Vamos responder essas e outras perguntas ao longo deste post. Acompanhe!
Há pesquisas que dizem que as empresas que investem em inovação e treinamento lideram a reação da economia. E não é por acaso: no longo prazo, capacitar e treinar seus próprios funcionários é mais barato – e traz mais vantagens – do que contratar novos. Em outras palavras, investir em capital humano, sempre que possível, pode ser benéfico de inúmeras formas, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Nem sempre será possível bancar um curso integralmente, por exemplo, mas que tal conversar com o seu time e entender quem tem interesse em ganhar 50% da bolsa para arcar com a outra metade? Vale tentar!
De acordo com uma matéria da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que prevê tendências do empreendedorismo para 2020, investir em cultura corporativa, mesmo que em pequenas empresas, pode ser um diferencial. E isso tem tudo a ver com a valorização do time e capacitação da equipe. A partir do momento em que o colaborador se sente valorizado e reconhecido, ele tem vontade de continuar na empresa e naturalmente mais disposto e motivado a entregar sempre o seu melhor. Não se iluda: isso depende de vários outros fatores, é claro, mas esse certamente é um deles.
Quais os pontos positivos de investir na capacitação da equipe?
A reputação da sua empresa pode melhorar
Esse, certamente, não é uma das consequências diretas do investimento na capacitação da equipe. No entanto, pode acontecer ao longo do tempo e trazer muitas vantagens (ou até novos clientes) para a sua empresa. Imagine que um de seus colaboradores fez um curso oferecido por você e isso, de alguma forma, marcou a trajetória profissional dele. Naturalmente ele poderá comentar isso com colegas, amigos e familiares, o que passará uma boa imagem da sua empresa (afinal, a gestão que você executa valoriza os colaboradores!)
O time trabalha com mais motivação
Não há nada mais chato do que ter uma equipe desmotivada e que entrega muito abaixo do potencial que você espera, não é? Isso pode ter muitas causas – e é importante que você as conheça –, mas o investimento na capacitação da equipe pode ser o pontapé inicial da melhora. A partir do momento em que o funcionário se sente reconhecido e percebe que a empresa acredita no que ele faz (caso contrário, não estaria apoiando-o em um curso ou treinamento), o movimento natural é que ele se dedique para entregar resultados cada vez melhores.
E mais fácil (e provável) que o colaborador vista a camisa da empresa
Exatamente pelos motivos que sinalizamos no tópico anterior, é muito mais provável que você conte com uma equipe engajada caso ela se sinta valorizada e reconhecida. E, aliás, você há de convir: é muito mais prazeroso trabalhar com algo que a gente realmente acredita e vê propósito, certo? Aí está mais uma das razões para você pensar na capacitação da equipe. Além disso, um colaborador engajado e motivado pode contribuir, de maneira orgânica, com o primeiro tópico que abordamos, o da reputação.
O clima fica mais agradável
Ter um clima harmonioso e que seja bom para todos os funcionários faz com que as atividades do dia a dia fluam de uma maneira muito melhor, não há dúvidas. Pense: se o time se sente valorizado, o colaborador passa a vestir a camisa da empresa e os resultados são cada vez melhores, dificilmente o clima não será bom. No fim das contas, isso pode trazer muitos outros benefícios para a sua empresa!
Quando isso é (ainda) mais importante?
É óbvio que, mesmo reconhecendo que o investimento na capacitação da equipe é importante, qualquer empresa precisa se planejar para isso – e lembre-se: o interesse precisa ser de ambas as partes, já que as duas saem ganhando. Não basta atender essa demanda sem entender os gastos e impactos financeiros (imediatos) para o seu negócio, claro. Caso a verba não seja suficiente para entregar o tanto que você gostaria, procure priorizar momentos em que isso deve acontecer com mais frequência, como mudanças de sistema, lançamento de produto, estruturação de nova área, alinhamento de cultura empresarial etc.
Se você chegou até aqui, percebeu como a capacitação da equipe pode tornar a sua empresa mais competitiva, certo? Mas a via, claro, é de mão dupla: o time também precisa conhecer as regras do seu negócio. Certifique-se de que todos estão, por exemplo, inteirados das normas e diretrizes estabelecidas em sua sua política de reembolso. Saiba mais sobre o assunto!